Avishek Nigam diretor da AdhritSolutions.

As empresas brasileiras se queixam constantemente da falta de profissionais no mercado. Seria a hora de levar o desenvolvimento de sistemas para a Índia?

Essa é a proposta da AdhritSolutions, uma empresa que pretende oferecer serviços de desenvolvimento e teste de software a partir de uma rede de parceiros indianos.

O negócio foi fundado por Avishek Nigam, um brasileiro criado em João Pessoa filho de pais indianos que já atuou como diretor de vendas da Infosys no Brasil e country manager da Stefanini na Índia.

“Eu cansei de ver as empresas brasileiras competir de forma desigual com as multinacionais que utilizam em toda a sua plenitude de serviços offshore da Índia”, afirma Nigam.

De acordo com o empresário, a ideia é contratar empresas indianas com CMMI a partir do nível 3, aproveitando os custos menores e a disponibilidade maior de mão de obra no país.

Nigam afirma que pode entregar uma redução média de custos na faixa dos 30%, podendo chegar a 50% em alguns casos, colocando os projetos em andamento em até seis semanas.

O momento é particularmente favorável devido à desaceleração da economia americana, tradicionalmente o maior comprador dos serviços da TI indiana, destaca o executivo.