Imagina se copiam a ideia por aqui. Foto: flickr.com/photos/aeronautas

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Um aplicativo criado por uma empresa de Potsdam, na Alemanha, pretende verificar quando o passageiro está qualificado a receber indenização por problemas com o seu voo.

O Refund.me, disponível em inglês e alemão, não se aplica para voos domésticos do Brasil, mas pode servir de exemplo de uma forma de informar disposições legais na área de direitos de passageiros.

O aplicativo, que é gratuito para usuários do iPhone, solicita que o usuário digite o número do voo para visualizar  o valor da indenização que poderá receber.

As informações são ajustadas de acordo com o regulamento 261/2004 da UE e outros fatores. O formulário de reclamação é criado em tempo real e pode ser assinado no telefone celular ou online, depois é transmitido automaticamente para a respectiva companhia aérea.

Conforme a empresa, o objetivo é oferecer um método rápido para que o consumidor não deixe de buscar seus direitos. Também é possível verificar informações e fazer reclamações referentes a voos de até três anos anteriores.