Presidentes da EPL e Telebras assinam acordo. Foto: divulgação.

A Telebras e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) assinaram nesta terça-feira, 27, um termo de cooperação para a o compartilhamento de infraestrutura de comunicação via banda larga.

Com a parceria, as companhias esperam ampliar a rede de fibra ótica no território brasileiro, integrando modais rodoviários e ferroviários de transporte da EPL por meio de sistemas de conectividade da Telebras.

A expansão destas redes também é um investimento da Telebras para contribuir com a expansão do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), que tem o objetivo de levar serviços de banda larga a regiões ainda não cobertas por operadoras, cobrando preços reduzidos.

“O acordo é fundamental para a ampliação da rede da Telebras junto às cidades vizinhas da rede ferroviária”, destacou Caio Bonilha, presidente da Telebras.

O termo de cooperação, assinado por Bonilha e o presidente da EPL, Bernardo José Figueiredo, prevê ainda o apoio conjunto nos processos de planejamento e execução de projetos, com serviços de telecomunicações com altas taxas de transmissão de dados.

Segundo destaca a Telebras em nota, a criação de infraestrutura de comunicação de alta velocidade tem "o objetivo de estruturar uma rede nacional de fibra ótica, por onde o setor de transportes integrará os modais e possibilitará a disponibilização de informações para nortear as políticas e investimentos no setor".