Painéis de MDF da Guararapes. Foto: Divulgação.

A Guararapes, fabricante painéis de compensados e de MDF, contratou a Accellog Global Technology para implantar um software responsável por gerenciar a logística do recebimento de madeira na sua unidade em Caçador, Santa Catarina.

Com o Carga Pontual, a Guararapes está controlando o recebimento de cargas dos cerca de 200 veículos abastecem a unidade todos os dias com matéria prima. Outros 60 caminhões saem do local diariamente carregados de placas de MDF.

Antes, a ausência de gerenciamento logístico deixava a empresa refém do ritmo dos fornecedores, que concentravam as entregas em períodos específicos do dia. Tanto a equipe responsável pela carga e descarga, quanto os equipamentos ficavam ociosos durante parte do dia. 

Sem contar as filas e o acúmulo de veículos no horário de pico, além de evitar sobretaxa nos fretes por conta do tempo perdido em espera, pois transportador parado na fila, geralmente transfere este custo.

“Queríamos uma solução que não dependesse de nossa infraestrutura de hardware e legado de softwares de gestão, com rápida implementação, que fosse disponibilizada na nuvem, com pouca dependência da TI e que fosse gerenciada pelos gestores das áreas envolvidas no projeto”, explica Jean Carlos Weishaupt, líder da área de TI da Guararapes.

Desde então, o software também foi implementado na outra fábrica da Guararapes em Santa Catarina, localizada em Santa Cecília. Uma terceira fica em Palmas, no Paraná.

A Accellog Global Technology é a nova marca da Strada, criada em 2005. Sediada em Maringá, fornece soluções em TI para logística para mais de 200 clientes. Entre as empresas atendidas estão Bunge, Cargill, Paranapanema, Cesari e Algar Agro.