Gerente de RH da Baumgarten, Sandra Iten. Foto: divulgação.

A Baumgarten Gráfica, empresa de Blumenau que vende para Brasil, Argentina, Uruguai e Peru, centralizou a gestão de sua estrutura, que em 2011 passou de cinco unidades dispersas para um único parque gráfico, com o ERP da conterrânea Senior.  

Antes, a companhia atuava com diversos ERPs e outros sistemas para gestão de setores, segundo o coordenador de TI da gráfica, Emerson Kieras.

“O desafio era centralizar todas as informações em um único sistema, e para isto escolhemos o Gestão Empresarial, ERP da Senior que já era usado por uma de nossas unidades”, comenta o gestor.

Ainda segundo ele, pesou na decisão a facilidade de uso e adaptação do software às rotinas da companhia, além do suporte da Senior ao servidor de banco de dados, serviço que a Baumgartem também contratou.

PESSOAS

A fornecedora de software blumenauense também foi a escolha da gráfica para gerir a integração de seus 420 colaboradores na nova estrutura unificada.

“Antes, tínhamos culturas diversas nas unidades, que tinham estruturas independentes e departamentos individualizados, unidos somente pela área financeira-contábil”, explica a gerente de RH da Baumgarten, Sandra Iten.

Com a centralização, o RH precisou definir uma estratégia para evitar o choque de cultura, conta ela, e nisso a primeira missão foi construir uma nova identidade, que desse aos colaboradores a identificação no novo espaço unificado.

“O departamento de Recursos Humanos teve de deixar de lado a parte burocrática e operacional e trabalhar o desenvolvimento de pessoas. E para isso, tivemos de otimizar todas as rotinas”, relembra a gerente.

Otimização garantida pela ferramenta de Gestão de Pessoas da conterrânea Senior, que centralizou as ações de RH, auxiliando na padronização de processos.

Ainda conforme Sandra, a empresa também aproveitou o momento para descentralizar informações, colocando à disposição dos gestores e funcionários dados e relatórios que facilitaram a comunicação entre departamentos.

“Hoje, o processo é mais sinérgico e de mão dupla”, garante a gerente.

Para implantar o software na Baumgarten, a Senior fez customizações que o adequaram à nova realidade da gráfica. Uma delas, no módulo Treinamento, que ganhou recursos de visualização pelos gestores.

PARCEIRAS

O projeto foi implementado pela Gestão, de Blumenau, um dos mais de 100 canais de distribuição da Senior pelo país.

Além dos canais, a fabricante de ERP e sistemas para gestão de pessoas, de acesso e segurança, mantém uma estrutura que tem a matriz de Blumenau, mais filiais em São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco e 11 unidades comerciais pelo Brasil.

As vendas também vão para o mercado latino-americano.

Ao todo, a carteira abrange mais de 10 mil clientes, totalizando cerca de 80 mil contratos ativos e em torno de três mil pessoas envolvidas, entre colaboradores, parceiros comerciais e distribuidores.

No primeiro semestre de 2012, a fabricante de software cresceu 11% em relação ao mesmo período do ano passado, somando R$ 159 milhões em volume de negócios.