Luciano Lamoglia, diretor geral da P&B Holding. Foto: divulgação.

A Comtac,fabricante de peças para computadores e outros itens de informática com sede em Santa Rita do Sapucaí, anuncia a criação da P&B Holding, grupo multinacional composto por quatro companhias brasileiras e chinesas com meta de investir cerca de R$ 10 milhões este ano no Brasil.

As empresas da holding têm operações na China, em Hong Kong e Shenzhen, e no Brasil, em Santa Rita do Sapucaí, Ilhéus, cidades que levarão o investimento previsto, destinado à construção de duas fábricas.

De acordo com Yves Bolkaerts, presidente da P&B Holding e fundador da Comtac, a aposta do grupo se baseia no mercado de desktops e laptops do Brasil.

“Em 2011, mais de 15 milhões de computadores foram comercializados no Brasil, incluindo laptops e desktops, e o mercado de acessórios continuará, certamente, em crescimento”, afirma o executivo.

Ele conta que as novas fábricas reunirão cinco linhas de produção com capacidade para produzir inicialmente 100 mil peças ao mês, entre fontes para computadores, placas, modems e cartões de memória.

Produtos voltados ao mercado de TI e à conexão por banda larga também entrarão na linha de produção.

As estruturas irão comportar desde a montagem de componentes (SMD) até as etapas de testes, qualidade, embalagem e distribuição dos produtos.

Segundo Bolkaerts, as duas novas unidades fabris já estão sob o comando de Luciano Lamoglia, diretor geral da P&B Holding.

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), com MBA pela Fundação Instituto de Administração – FIA (USP), Lamoglia foi diretor de Desenvolvimento de Negócios da Sanmina-SCI e diretor de Operações da Filizola, entre outras experiências ligadas à indústria de tecnologia.

EMPREGANDO
O diretor das novas fábricas afirma que, com elas, o grupo ampliará o portfólio de produtos em 10% de imediato.

“Além disso, a meta é triplicar a capacidade produtiva em cerca de dois anos. Para tanto, até 2014 criaremos mais 200 postos de trabalho, divididos entre as novas plantas”, conta Lamoglia.

Além de produtos próprios, fabricados sob a marca Comtac – como já acontece atualmente -, as fábricas de Nova Santa Rita e Ilhéus irão atender a demandas originadas a partir de contratos em regime de OEM (Original Equipment Manufacturer).

Atualmente, a fábrica da Comtac na cidade mineira tem 50 funcionários dedicados à produção de 150 itens, em uma área de 1.200 m².

Com a nova planta, a companhia terá mais de 3.500 m².
Para atender às novas demandas, novos 50 profissionais serão contratados ainda em 2012, e no ano que vem, outros 50.

Com relação à planta de Ilhéus, Lamoglia conta que a equipe básica da nova operação já está contratada, mas a companhia abrirá um processo de seleção para recrutar mais 100 colaboradores assim que o Processo Produtivo Básico (PPB) – que já tramita no Governo Federal – estiver liberado.

GRANDES EXPECTATIVAS
Para 2012, a estimativa é que a P&B Holding alcance um crescimento da ordem de 30% – resultado 10% superior ao registrado durante o período anterior.

“Para 2013 e 2014, nossas expectativas de crescimento são de 40%  e 50%, respectivamente”, revela.

O faturamento, Lamoglia não revela.

NEGÓCIO NA CHINA
Quanto aos escritórios de Hong Kong e Shenzhen, ele conta que vão atuar na captação de negócios e parcerias - que podem, inclusive, trazer algumas linhas de produção ao Brasil.

“Pretendemos ir além da fabricação de produtos dirigidos ao mercado de TI e, muito em breve, iniciaremos operações ligadas ao crescente setor de energia”, antecipa.