Roberta Schaefer. Foto: divulgação.

A Bludata, empresa de TI blumenauense, anunciou reformulações em sua área comercial para impulsionar o crescimento de seus negócios para os próximos anos.

A mudança começou no início de setembro com a chegada de Roberta Schaefer como nova gerente comercial da companhia. Executiva com passagens nas áreas comerciais de empresas como AMCom e HBSIS.

De acordo com Schaefer, o trabalho da nova área comercial será o de assumir uma postura mais pró-ativa na prospecção de novos clientes e contratos. Além da contratação da gerente, a empresa também prevê contratações para a divisão até o final do ano.

"Até o final do ano, traçaremos melhor planos e metas para atingir o mercado com maior assertividade a partir do início do próximo ano", explica a gestora.

Com os novos esforços a companhia já espera usar o novo desenho comercial para contribuir na meta de crescimento de 15% para a receita em 2015, subindo para 20% em 2016. A empresa não divulga valores de faturamento.

"Foi uma decisão da companhia para assegurar seu crescimento em um momento econômico complicado, assim como possibilitar novas ofertas e atingir uma nova base de clientes", afirma a gerente.

Conforme explica Schaefer, o esforço comercial acompanha um investimento na expansão territorial, de olho em mercados como o gaúcho e paulista, o que criou a necessidade de uma nova postura de vendas.

"A maioria de nossos contratos até o momento vem de negócios fechados com associações ou por indicações. A empresa sentiu que era preciso mudar este posicionamento para crescer em outras frentes", destacou a executiva.

Boa parte dos negócios da Bludata até o momento provém do fornecimento de soluções para centro de formações de condutores e despachantes. Em Santa Catarina, a empresa tem 52% do share do segmento devido à sua parceria com a Creditran, cooperativa que controla mais da metade do setor.

Outro fator que a Bludata pretende usar para propulsionar seu crescimento é o desenvolvimento de novos produtos a partir do próximo ano. Segundo Scheafer, dar o suporte para a expansão de portfólio será um dos principais desafios para a área comercial em 2016.

"Já temos um produto novo, destinado a outro segmento, em desenvolvimento e com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2016", afirmou a executiva, que não revelou detalhes sobre a novidade.

Sobre a parte de canais, a gerente comercial afirmou que a empresa ainda não tem uma estratégia de parceiros e que manterá, ao menos por enquanto, as vendas e implementações aos cuidados de sua equipe interna.

"São soluções de nicho, com processos de venda e implementação simples, portanto não vemos a necessidade de criar um ecossistema de parceiros por enquanto", explicou Schaefer.

Em agosto a Bludata anunciou um investimento para a construção de uma nova sede, de olho na ampliação de sua equipe e novos serviços. Com previsão de ser inaugurado no primeiro trimestre de 2017, contará com 1,5 mil metros quadrados, sete andares e espaço para 200 profissionais.

O investimento total da empresa no novo prédio será de R$ 4,5 bilhões.