A AES unificou seus processos de compras em um projeto global de adoção do SAP Ariba. Foto: Divulgação.

A AES, empresa de distribuição e geração de energia elétrica fundada nos Estados Unidos, unificou seus processos de compras em um projeto global de adoção da solução SAP Ariba. A implantação foi realizada com apoio da Accenture.

O processo de implantação foi realizado ao longo de um ano, com três meses para treinamentos em todos os países.

O grupo AES está presente no Brasil, Chile, Argentina, Estados Unidos, Colômbia, México, Republica Dominicana, El Salvador, Porto Rico, Bulgária, Jordânia, Cazaquistão, Inglaterra, Índia, Filipinas e Vietnã.

A primeira etapa do projeto foi selecionar uma unidade do ERP SAP para receber a demanda e centralizar os processos. Assim, todos os fornecedores registrados no Ariba foram organizados no sistema da gestão da sede americana da AES.

Hoje, os compradores de cada unidade da empresa no mundo fazem a requisição em seu ERP SAP de origem, mas a informação é repassado ao sistema centralizado.

Com isso, a empresa evita uma etapa de copiar e colar cada pedido do controle de compras descentralizado de cada unidade no ERP, que era necessária anteriormente.

Globalmente, a AES conta com 19 mil funcionários. Em 2016, a empresa alcançou receita de US$ 14 bilhões.

O Ariba foi adquirido pela SAP em 2012 por US$ 4,3 bilhões.

 

*Júlia Merker cobriu o SAP Fórum a convite da SAP.