Jogos da NBA terão tecnologia Samsung. Foto: flickr.com/photos/paolo_rosa.

A NBA, liga de basquete norte-americana, assinou um contrato de US$ 100 milhões com a sul coreana Samsung, para o fornecimento das tecnologias de apoio que serão usadas fora das quadras durante os jogos da temporada, que inicia esta semana.

Segundo informação do Wall Street Journal, a fabricante de eletrônicos fornecerá tablets e monitores que ficarão ao lado da quadra auxiliando os árbrtros em decisões nas partidas.

De acordo com especialistas, o acordo de três anos é uma manobra estratégia para ambas as organizações, que podem se beneficiar uma da outra para expandir suas marcas globalmente.

"O acordo instantaneamente fará a Samsung uma das companhias mais visíveis durante os jogos da NBA, e fará a liga de basquete ficar mais próxima da gigante dos eletrônicos, que é a maior fabricante de smartphones e televisões no mundo.

O contrato também prevê conteúdos específicos de vídeo para dispositivos da Samsung, como televisões e dispositivos móveis, uma estratégia para agregar valor aos produtos da empresa.

A parceria com a Samsung é mais um dos passos da liga norte-americana em aumentar o grau de tecnologia em suas operações. Em setembro, a NBA se junto à States LLC para instalar em cada ginásio da liga um sistema de rastreamento de jogadores dentro da quadra.

Com estas tecnologias, a empresa pretende aumentar ainda mais a precisão de suas estatísticas nos jogos. Para reunir estes dados, a liga se juntou à SAP no início do ano para a criação do site NBA Stats.

A página foi uma iniciativa da liga, que resolveu abrir para os fãs em seu site oficial estatísticas gerais e detalhadas sobre a competição.

Para isso, a NBA adotou a plataforma SAP HANA para compilar sua base de informações e estatísticas desde 1946 - ano de sua primeira temporada - reunindo jogadores, resultados, charts de arremessos, minutos em campo, formações mais defensivas ou de ataque, entre outros parâmetros de comparação.