O contrato foi firmado para partidas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Foto: Ricardo Saibun/Santos FC.

O Santos FC e a Huawei fecharam uma parceria para o patrocínio master, que inclui a marca da Huawei estampada no peito e nas costas do uniforme do Clube. O contrato foi firmado para partidas que serão realizadas até o final da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, mas existem conversas para prorrogar a parceria.

"Já estávamos há um bom tempo buscando viabilizar essa união. A história centenária do Clube, nossos projetos com o público infantil, a parceria com o Unicef e a força nas mídias sociais foram de suma importância para a concretização desta união", comentou o gerente de marketing do Clube, Fernando Montanha.

A Huawei já realizou atividades de patrocínio com organizações esportivas de primeira linha da Europa, como Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain e Schalke 04.

Atualmente, a marca Huawei está avaliada em US$ 4,3 bilhões e está presente em mais de 170 países. 

No Brasil, a Huawei tem feito diversos investimentos de peso para aumentar sua presença.

Em agosto, a empresa anunciou uma nova unidade de negócios de data center para a América do Sul, com foco principal no Brasil. O objetivo é ajudar operadoras e empresas em tópicos como big data, computação em nuvem e mobilidade. 

Em julho, a companhia anunciou a criação de um centro de inovação no Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS, em Porto Alegre. A partir do acordo, a estatal gaúcha de procassamento de dados Procergs e a Huawei vão trabalhar em conjunto em projetos de cidades digitais, computação em nuvem e comunicações unificadas.

No mesmo mês, a multinacional chinesa divulgou a nomeação de Jason Zhao para ocupar a posição de CEO da empresa no Brasil. O cargo foi deixado por Veni Shone, que passou a atuar em um cargo global dentro da fabricante, liderando as soluções LTE da empresa. 

Em agosto do ano passado, a companhia anunciou a fabricação brasileira de smartphones em parceria com a Compal Electronics em sua planta na cidade de Jundiaí, interior paulista, com um investimento de R$ 5 milhões até 2014.

A Huawei tem operações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de possuir um centro de treinamento em Campinas e um centro de distribuição em Sorocaba.