T-Systems investe em RFID para data center. Foto: divulgação.

A T-Systems Brasil, subsidiária da Deutsche Telekom, implementaou etiquetas de radiofrequência (RFID) nos equipamentos que ocupam seu data center nacional, sediado em São Paulo.

Segundo destaca a companhia, a tecnologia permitirá a recuperação de informações de inventário e identificação dos ativos de forma automática, aprimorando a gestão de ativos de alto valor agregado.

Ainda em sua primeira fase, o projeto compreende a identificação e controle de ativos de infraestrutura dos data centers. Nas próximas fases, a empresa usará a tecnologia para controlar também a movimentação das máquinas e com gestão online por meio de um portal de controle.

Conforme destaca o diretor da área de Machine-to-Machine (M2M) da T-Systems Brasil, Carlos Ribeiro, a demanda veio dos departamentos de Finanças e Delivery, que queriam um controle ainda mais eficaz sobre os ativos, especialmente os contêm informações próprias e de clientes.

Além disso, de acordo com o executivo, a iniciativa deve reduzir também outros custos associados aos equipamentos, como seguro, processos e controles, entre outros. As etiquetas estão sendo utilizadas em um parque de equipamentos avaliado em mais de € 10 milhões.

"Precisamos ter na ponta do lápis exatamente qual ativo está sendo utilizado, e por quem", diz Ribeiro.

De acordo com Rodrigo Santos, responsável pelo data center da T-Systems do Brasil, por meio da tecnologia RFID será possível ter um controle muito mais assertivo do parque instalado nos centros de dados.

Exemplo citados por Santos são os de integração com fornecedores de hardware para suporte e reposição de componentes, rastreabilidade e segurança física, atividades de auditorias e de manutenção de base de ativos, inventário contábil e gestão de mudança e de capacidade.

"Com esse projeto vamos automatizar várias atividades críticas ao nosso negócio e que dependiam, em algum nível, de intervenções ou controles manuais”, revela o executivo.

O executivo afirma que a tecnologia RFID será utilizada não apenas nos equipamentos que estão nos data centers da companhia, mas que o objetivo é também expandir o uso aos data centers de clientes administrados pela T-Systems.