O OnStar Go deve começar a operar nos Estados Unidos no início de 2017. Foto: Divulgação.

A General Motors (GM) firmou um acordo com a IBM para desenvolver o sistema “OnStar Go”, plataforma de mobilidade cognitiva para o setor automotivo que utiliza recursos do Watson.

O sistema deve começar a operar nos Estados Unidos no início de 2017. O OnStar Go vai entregar um conteúdo personalizado ao motorista, através do painel e outros canais digitais suportados. 

A plataforma vai indicar formas de evitar tráfego quando o carro estiver com pouco combustível e oferecerá a opção de comprar combustível antes mesmo de chegar ao posto, pagando via OnStar Go. 

Também será possível também comprar um café para viagem, antecipadamente, além de  receber informações personalizadas sobre uma região que interesse ao consumidor, em tempo real.

"Em média, as pessoas Nos EUA passam mais de 46 minutos por dia no carro, e estão procurando maneiras de otimizar seu tempo. Ao alavancar a conectividade da OnStar e combiná-la com o poder do Watson, vamos fornecer soluções mais seguras, mais simples e melhores para tornar a experiência móvel dos clientes mais produtiva", afirma disse Phil Abram, diretor da GM para produtos conectados.

A parceria com a IBM vai expandir a oferta já existente OnStar AtYourService, lançando novas capacidades suportadas pela OnStar Go com IBM Watson. Esses recursos estarão disponíveis em mais de 2 milhões de veículos habilitados para 4G e milhões de dispositivos que utilizam aplicativos móveis da GM.

Com a autorização do condutor, o Watson pode aprender suas preferências, como padrões de uso, decisões e hábitos. A informação servirá para individualizar interações com empresas de varejo, postos de gasolina, hospitais, viagens e outras. 

De acordo com a GM, isso pode servir até para lembrar um pai de não se esquecer de comprar fraldas para o filho antes de chegar em casa. Para isso, o OnStar Go usa as ferramentas Watson Personality Insights e Watson Conversation APIs.

Outro exemplo da plataforma é empregar o Watson Tradeoff Analytics para dar recomendações de restaurantes de chefs famosos quando o motorista dirige em uma nova cidade.

A GM já conta com empresas parceiras para acrescentar à plataforma, como ExxonMobil (rede de postos de combustível), Glympse (tecnologia de localização), iHeartRadio (sugestões musicais personalizadas), Parkopedia (informações sobre estacionamentos) e Mastercard (pagamentos)