Fueltech é uma empresa de ponta em gerenciamento eletrônico de motores. Foto: Fueltech.

A Fueltech, companhia de Porto Alegre especializada em tecnologias para gerenciamento eletrônico de motores à combustão de alta performance, fechou um acordo com o instituto de inovação E-24 Mobility Lab, com o objetivo de ampliar a pesquisa e o desenvolvimento em carros elétricos de competição. 

Um dos focos será a melhoria de performance do conjunto de baterias e trem-de-força elétrico em condições extremas.

A iniciativa vem na esteira do acordo de parceria firmado entre a Fueltech e a WEG, que prevê investimentos em desenvolvimento de tecnologias e produtos em conjunto focadas na conversão de veículos de passeio em elétricos.

O E-24 Mobility Lab é uma iniciativa do Electric-24, que quer fazer uma corrida de carros elétricos de 24h no coração de Porto Alegre.

Conhecidas pela sigla ICT, esse tipo de organização sem fins lucrativos funciona como elo de ligação entre empresas e universidade para projetos de pesquisa e desenvolvimento.

O E-24 Mobility Lab deve cuidar da parte “acadêmica” da iniciativa, com uma atuação voltada à nova mobilidade de uma forma geral. 

"O futuro do automóvel é elétrico e queremos usar o nosso know-how no mercado automobilístico, bem como nossa rede global de instaladores técnicos, para oferecer soluções eficientes, inovadoras e sustentáveis para automóveis de competição e passeio”, explica Anderson Frederico Dick, diretor geral da FuelTech.

A E-24 Mobility Lab está desenvolvendo, em parceria com engenheiros do meio acadêmico e com consultores técnicos do meio automobilístico, um protótipo de competição de alta performance com base no modelo AJR, da JLM Racing.

“Esta união de forças deve posicionar a região sul do país como protagonista no desenvolvimento de veículos elétricos de competições”, afirma Carlos Martins, CEO do projeto Electric-24 (E-24). .

Um projeto para a realização de uma corrida de carros elétricos com 24 horas de duração nas ruas de Porto Alegre está nos planos da E-24 Mobility Lab. 

A Fueltech é uma empresa com tecnologia de ponta. Recentemente, um Ford Mustang equipado com injeção FuelTech FT600 participou do Hyperdrive, série original do Netflix, que teve a produção executiva assinada pela atriz Charlize Theron. 

Os produtos da companhia já equiparam vários carros de competição campeões em suas categorias, desde provas de arrancada até as 12 horas de Tarumã, um tradicional circuito de corridas do Rio Grande do Sul. 

E-24 Mobility Lab é uma instituição de ciência, tecnologia e inovação (ICT+I) sem fins lucrativos dedicada à mobilidade e energias limpas. 

A ICT nasce com um conselho técnico-científico com nove nomes, incluindo Marcelo Lubaszewski, diretor do Zenit, parque tecnológico da UFRGS; Augusto Langer, gerente de inovação da EPTC; Carlos Strey, comissário-chefe Confederação Brasileira de Automobilismo e Marc Weiss, Ph.D pela universidade de Berkeley e CEO da Global Urban Development. 

Completam o time professores doutores líderes em pesquisa na área de engenharia das principais universidades gaúchas:  Guilherme Homrich (UCS), Jakson Vassoler (UFRGS), Walter Fontana (Unisinos) e Rodrigo Vieira (UFSM) e Julia Reis, primeira presidenta do ICT.