O Bar do Adão está em 14 bairros do Rio de Janeiro e oferece mais de 50 sabores de pastéis. Foto: divulgação.

O Bar do Adão, rede carioca especializada em pastéis, ampliou o uso da solução Totvs Food Service para aumentar a capacidade do delivery durante a pandemia. 

A empresa já era cliente da TOTVS desde 2017, quando começou com um piloto em uma de suas lojas e, ao longo de 2018, expandiu o uso da solução para o restante da rede. No ano passado, começou a utilizar o sistema também na retaguarda.

Anteriormente, os controles eram feitos em papéis e planilhas, além de um sistema considerado defasado, sem integração e unificação dos códigos dos produtos — o que impactava diretamente no tempo gasto para geração de relatórios de vendas. 

Hoje, a ferramenta já atende as 14 lojas e franquias da rede de forma totalmente integrada.

"Essa parceria tem sido muito bem-sucedida. Embora tenha sido um dos segmentos mais afetados pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o Bar do Adão encontrou uma saída no delivery, onde já tinha experiência, mas as entregas representavam uma pequena parcela do faturamento”, conta Maurício Costa, diretor geral do Bar do Adão.

Agora o delivery da rede é totalmente integrado ao sistema da Totvs, permitindo a visualização de relatórios de venda em tempo real e otimização da gestão. Com isso, a companhia conseguiu quintuplicar as vendas na categoria.

Segundo a empresa, a solução, que conta com módulos de backoffice, garante a conformidade fiscal e permite controlar os custos e despesas com mais eficiência.

Com os dados obtidos, agora é possível comparar com profundidade a vendas e a performance de cada loja.

Para a Totvs, empresários que souberam agir de forma rápida e colocar a tecnologia a serviço dos negócios conseguiram ver resultados muito positivos mesmo diante de uma crise tão difícil como a atual.

“A gestão baseada em dados veio para ficar e no segmento de alimentos não é diferente. Integrando todas as frentes, desde estoques até o financeiro, entregará aos clientes uma experiência única, revertendo aos poucos essa crise," afirma Elói Assis, diretor de varejo e distribuição da Totvs.

A Totvs tem 48% de participação de mercado entre as empresas de pequeno porte, aquelas com até 170 funcionários, segundo a pesquisa “Uso de TI nas Empresas em 2019”, da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo.

No ano passado, a empresa teve uma receita de R$ 2,28 bilhões, uma alta de 8,1% frente aos resultados de 2018.

Com mais de 30 anos de atuação no Rio de Janeiro, o Bar do Adão está em 14 bairros do estado e oferece mais de 50 sabores de pastéis, além de refeições como escondidinhos, feijoadas e petiscos.