Coprel atende o interior do Rio Grande do Sul. Foto: Coprel.
A Coprel, uma cooperativa de distribuição de energia atuante no norte do Rio Grande do Sul, decidiu atualizar seus sistemas com um pacote de soluções da Sonda.
O projeto incluiu o sistema de gestão comercial, faturamento, gestão de compra e venda de energia, software de obrigações fiscais e gestão de ativos, esses dois últimos também usados pela área de telecomunicações da Coprel.
Toda a implementação durou 18 meses e foi feita parcialmente de maneira remota, o que, de acordo com a Sonda, deixou o projeto 16% mais barato ao eliminar custos de deslocamento.
Fazer o projeto localmente daria trabalho: a Coprel é sediada em Ibirubá, um município de 20 mil habitantes a quase 300 km de Porto Alegre. A área de cobertura inclui 72 municípios e 53 mil famílias.
“Passamos a contar com um modelo de gestão robusto e flexível, que é capaz de atender todas as demandas de uma instituição que cresce de forma rápida. O projeto foi complexo, mas nos possibilitou diversas melhorias”, explica o facilitador da Coprel, Herton Naressi Azzolin.
A partir de agosto, a Sonda começou a dar sustentação aos sistemas, em um contrato de 10 anos.
Os softwares especialistas para a área de energia são oriundos do portfólio da Elucid, uma companhia focada na área adquirida pela Sonda ainda em 2012.