Deborah Pilla Villela, secretária do Inovapoa. Foto: Divulgação.

O conceito de “territórios criativos” como uma das alternativas para a revitalização da região do 4º Distrito de Porto Alegre será o tema do Fórum de Economia Criativa promovido pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre (Inovapoa), em parceria com o Instituto Metodista (IPA) e apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do RS (Fapergs). 

O evento será na segunda-feira,  1º de dezembro, das 9h às 18h, no auditório do IPA no DC Navegantes, com a realização de painéis e dinâmicas envolvendo a situação atual da área, a construção de cenários para a região e debate sobre a experiência nacional e internacional em ambientes criativos. 

“A inauguração do primeiro pólo de economia criativa junto à unidade do IPA, em setembro, é um exemplo no sentido de ação prática para a recuperação daquela área a partir de novas abordagens”, afirmou a secretária Deborah Pilla Villela, do Inovapoa.

O primeiro painel, que abordará a história e o futuro do 4º Distrito de Porto Alegre, contará com Sebastião Melo, vice-prefeito de Porto Alegre; Deborah Pilla Villela, secretária de Inovação e Tecnologia da prefeitura; Adriana Eckert Miranda, arquiteta e professora da Ufrgs; e Roberto Passos Nehme, arquiteto e professor do IPA.

O evento também terá o painel “Experiência nacional de ambientes orientados para a economia criativa”, que terá participação de Geane Cristina Schuh, representante da Hamburgtec, de Novo Hamburgo, e Erica Bordinhão Lewis, representante da Incubadora Rio Criativo (programa da PUC-Rio e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Ainda haverá um painel sobre empreendimentos criativos e outro que abordará a experiência internacional em ambientes criativos.

As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo e-mail tecendo.ideias@metodistadosul.edu.br.