Marina Pereira, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da GS1 Brasil. Foto: Divulgação.

A Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) acaba de lançar o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial. O objetivo do estudo é medir a intenção de lançamento de novos produtos no país a partir dos pedidos de códigos barras pelas empresas. 

Desenvolvido em parceria com a 4E Consultoria, o índice será divulgado em todo o primeiro dia útil de cada mês e será o primeiro indicador antecedente da produção industrial. 

“A organização vem atuando para cada vez mais para trazer números relevantes e que auxiliem os negócios na tomada de decisão. Este índice tem elevada correlação com a produção industrial, apesar de não estar diretamente relacionado a ela”, afirma Marina Pereira, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da GS1 Brasil.

Juan Jensen, sócio da 4E Consultoria, foi um dos formuladores do Índice ABCR de Atividade, que se tornou um dos principais indicadores antecedentes para medir atividade econômica. Assim, a experiência foi utilizada para a formulação do índice da GS1. 

“O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial tem correlação elevada com produção industrial. A rica base de dados da GS1 permitiu criar este índice com base histórica suficientemente longa para ser incorporada aos modelos de projeção de atividade industrial”, completa.

O estudo foi lançado com os números registrados desde 2002. Com isso, a organização comparou os indicadores do índice com os números da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), que acompanha a evolução dos produtos da indústria.

A avaliação é que o gráfico de intenção de lançamento de produtos da GS1 acompanha a curva de resultados do PIM.

Para o índice, foram considerados os pedidos de novos códigos dos seguintes setores:

- Indústria de transformação

- Fabricação de bebidas

- Fabricação de produtos do fumo

- Fabricação de produtos têxteis

- Confecção de artigo do vestuário e acessórios

- Preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados

- Fabricação de produtos de madeira

- Fabricação de celulose, papel e produtos de papel

- Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos

- Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos

- Fabricação de móveis

A GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. A organização brasileira tem 58 mil associados. 

*Júlia Merker viajou a São Paulo a convite da GS1.