A Yara é uma multinacional de adubos com sede na Noruega e atuação em mais de 160 países. Foto: Pexels.

A Yara, multinacional de adubos com sede na Noruega e atuação em mais de 160 países, contratou a Accenture para adotar uma solução da Salesforce. A Accenture liderou o planejamento, design, implementação e entrega do projeto.

A empresa adotou o Salesforce Sales Cloud com o objetivo de obter mais informações e manter mais proximidade com os clientes.

O projeto buscava um relacionamento mais personalizado, a partir das demandas dos produtores rurais.

A companhia optou também pelo Chatter para aprimorar a comunicação entre os funcionários, e o Salesforce Community Cloud para os times de vendas gerenciarem mais facilmente a relação com os parceiros.

Os sistemas são integrados ao ERP, que passava por uma atualização. Como resultado, a equipe da Yara conta com sinergias entre funcionalidades novas e outras já existentes, abrangendo as equipes de vendas, inteligência de mercado, finanças, logística e qualidade, entre outras.

Em junho, a Tivit, multinacional brasileira focada em soluções digitais, foi contratada para migrar para a nuvem pública todo o ambiente SAP da Yara.

Com ambientes até então distribuídos em dois data centers, a Yara decidiu migrar todo o ambiente SAP para a nuvem pública da Amazon Web Services (AWS). 

A partir do projeto com a Salesforce, Lucied Manduca Marques, gerente sênior de Customer Experience e Market Access da Yara Brasil, destaca que houve uma redução de 90% do tempo gasto no processo de comissões pelo time de Acesso ao Mercado, e de 50% no tempo de aprovação comercial dos leads nos pedidos, consulta de informações de clientes e outras aprovações, principalmente por causa da nova funcionalidade mobile. 

“Agora, o nosso processo de vendas é muito mais amigável, o que agilizou o processo de pedidos. A solução contribui para um trabalho mais transparente dos canais, o que possibilita um melhor engajamento do cliente por meio da equipe da Yara e de seus parceiros. Esse é apenas o início de uma jornada. Com tais ações almejamos conquistar relacionamentos ainda mais fortes e clientes ainda mais felizes”, explica Lucied.

Para o futuro, a empresa planeja ampliar a digitalização de processos, elevando a autonomia dos colaboradores.

No Brasil, a Yara tem sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo, além de três fábricas, 32 unidades misturadoras e um centro de distribuição.