Oi comemora metas do PNBL. Foto: divulgação.

A Oi anunciou nesta terça-feira, 29, que completou em 2012 2,4 mil município atendidos com a oferta Oi Velox, em conformidade com o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) superando a meta da Anatel, que era de 1,9 mil cidades previstas no ano.  

Conforme a empresa, a companhia atingiu 51% do total de municípios de sua área de atuação, em menos da metade do prazo fixado para atingir essa meta, que éaté o final de 2014.

A maior parte das localidades atendidas (cerca de 40%) está nas regiões Norte e Nordeste do país. Ao todo, as ofertas do Oi Velox nos moldes do PNBL estão presentes em 24 estados, além do Distrito Federal.

No entanto, as áreas atendidas pela operadoras abrangem todo o país, incluindo a região sul. Em dezembro, por exemplo, a operadora disponibilizou planos de banda larga em mais 120 cidades no Paraná.

O valor do serviço é fixado em R$ 35,00, mas nos estados que aderiram ao decreto de isenção do ICMS, a Oi oferece o produto a R$ 29,90. Já têm isenção do imposto os seguintes estados: Pará, Paraná, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
 
Uma iniciativa do Governo Federal, o PNBL orienta o processo de popularização da internet no Brasil. O foco é a ampliação do acesso à banda larga, promovendo a inclusão digital em cidades menos visadas pelas operadoras.