WhatSapp de olho em seus contatos? Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Você acha que o seu WhatsApp é uma tremenda mão na roda? Pois é, tem gente que tem suas dúvidas quanto a isso.

Autoridades em segurança de dados de Ottawa, capital do Canadá e de Haia, na Holanda, estão acusando o aplicativo de quebrar regras internacionais de privacidade digital.

Segundo matéria do Financial Times, o WhatsApp, que já foi baixado por cerca de 100 milhões de usuários, requer que os usuários liberem o acesso do app à sua agenda de contatos.

Até então nada de anormal, já que diversos aplicativos pedem a permissão dos usuários para acessar informações pessoais.

No entanto, conforme apontam as autoridades, informações dos usuários dos aplicativos, assim como os contatos dos mesmos, até os que não são usuários do aplicativo, estariam sendo copiados pelo WhatsApp no sistema de dados da companhia.

Para Jacob Kohnstamm, presidente da Dutch Data Protection Authority, esta falta de escolha é uma contravenção das leis holandesa e canadense.

"Usuários e não-usuários devem ter o controle de seus dados pessoais e devem ter a liberdade de decidir quais contatos e informações eles querem compartilhar com o WhatsApp", ressaltou.

Até o momento, os responsáveis pelo WhatsApp não responderam sobre as acusações.