A Tupy é uma fabricante de blocos e cabeçotes de motor em ferro. Foto: Divulgação.

Em 2013, a área de Tecnologia da Informação da Tupy - fabricante de blocos e cabeçotes de motor em ferro -  iniciou o OneTupy, projeto para implementação de um novo sistema integrado de gestão empresarial (ERP) e de um banco de dados Oracle. 

Para suportar este novo ambiente, a empresa precisava de uma infraestrutura  tecnológica que proporcionasse um rápido provisionamento e possibilidade de expansão, uma vez que o novo ERP também seria utilizado por sua planta localizada no México.

A preocupação dos profissionais da Tupy era se focar na implementação do ERP e encontrar um parceiro único, tanto para adquirir os equipamentos, como para suportar esta infraestrutura. 

Para atender aos requisitos relevantes para o projeto OneTupy, a Service IT recomendou a aquisição de dois sistemas de armazenamento VNX5400 e dois appliances de backup Data Domain DD2500, todos da fabricante EMC. 

Os serviços foram realizados em duas etapas pela equipe da Service IT. Na primeira, presencial, foi efetuada a instalação dos equipamentos. Na segunda, o trabalho de configuração foi realizado remotamente.

“Os principais desafios de infraestrutura do OneTupy foram a disponibilização dos recursos e o curto espaço de tempo que tínhamos para a implantação deste sistema, de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014”, destaca o presidente da Service IT, Eduardo Gallo. 

A Tupy prevê a maximização do retorno sobre investimento (Return on Investment, ou ROI) graças à utilização de arquitetura para armazenamento/tierização (FAST VP) e aceleração de performance (FAST Cache/FAST VP) com discos Flash.

A área de TI  da Tupy auxilia a integração dos setores, apresenta soluções, visualiza novos produtos, serviços, tecnologias e gera informações precisas que contribuem na tomada de decisões acertadas. 

“Para que isso seja possível, é necessário preparar muito bem toda a base tecnológica da empresa. A implementação do ERP é o maior e mais importante passo nesta direção”, ressaltou o  vice-presidente de Finanças e Administração da Tupy, Leonardo Gadelha.

Fundada em 1995 em Porto Alegre, a Service IT é uma empresa especializada em consultoria e prestação de serviços customizados na área da tecnologia da informação, que concilia hardware, software e serviços. 

Mantém parcerias de negócios com companhias como IBM, Oracle, EMC, VMware, AirWatch, Red Hat e Riverbed.

A expectativa de fatruamento da Service IT para 2014 era chegar pela primeira vez à faixa dos R$ 100 milhões, que significa um crescimento de quase 50% em relação aos R$ 70 milhões contabilizados em 2013.