Whatsapp encerra suporte para Blackberry. Foto: divulgação.

O Whatsapp anunciou neste final de semana que descontinuará o suporte a diversas versões de seu software. Entre diferentes versões de Android e Windows Phone citadas, chama a atenção o fato que a empresa não terá mais apps para aparelhos da Blackberry.

Até o final de 2016, a empresa terminará sua solução para o BlackBerry OS e BlackBerry 10, última versão do sistema operacional móvel. Além disso a empresa descontinará suporte ao Symbian, sistema operacional criado pela Nokia para suportar alguns de seus aparelhos e descontinuado após a adoção do Windows Phone como sistema oficial da marca.

“Embora alguns destes dispositivos móveis tenham sido uma parte importante de nossa história, eles não oferecem mais o tipo de capacidades que precisamos para expandir nosso app no futuro", afirmou a empresa em uma nota em seu blog.

Para a Blackberry, a notícia é um baque pesado, já que para a companhia o BB10 ainda é o sistema principal usado em seus aparelhos. Entretanto, a companhia canadense não vai bem das pernas em relação à venda de novos celulares.

Segundo dados do Gartner, celulares iOS ou Android ocupam 98,4% do mercado mobile. O sistema da Apple tem 17,7% de share, enquanto Android tem 80,7%.  Já a Blackberry, que já foi uma das principais marcas do segmento de smartphones, hoje representa apenas 0,2% do market share.