O Espaço de Educação Maker atenderá a crianças e jovens de 7 a 18 anos. Foto: D.J. Castro.

O SESI, entidade da FIESC, entregará em Blumenau, no dia 31 de março, um Espaço de Educação Maker. Instalado em uma área de 1,2 mil m² no Complexo Esportivo Bernardo Werner, ele integra atividades em quatro cursos que promovem exploração, pesquisa, construção, experimentação e aprendizado colaborativo e coletivo.

O ambiente permitirá que crianças e jovens de 7 a 18 anos elaborem projetos ligados à inovação.

Com investimento de R$ 1,2 milhão, o local oferecerá cursos de tecnologia & robótica, comunicação & mídias (pelo viés da arte cinematográfica e das artes cênicas) e ciências e matemática (com abordagem de conteúdos como protótipos e jogos físicos e virtuais).

“Esta é uma grande ação que favorece o domínio das novas tecnologias para a resolução de situações-problema vinculadas ao contexto da sociedade e da indústria”, explica Fabrizio Machado Pereira, superintendente do SESI/SC.

Os participantes terão acesso a equipamentos como placas eletrônicas, arduinos, raspberry pi, impressoras 3D e drones.

“É uma mudança de paradigma da educação tradicional para a educação maker, cujo olhar sobre todo o processo de construção do conhecimento é essencial para a aprendizagem significativa, contextualizada, criativa e inovadora”, afirma Dalila de Carvalho, diretora do SESI Vale do Itajaí.

A proposta foca o desenvolvimento das competências linguísticas, matemáticas, científicas e tecnológicas.

Serão colocados à disposição recursos que abordam conteúdos com base em modelos como o Movimento Maker e a metodologia de ensino Steam (nova processo de ensino e aprendizagem, baseado em aliar conhecimento prático e teórico).

A iniciativa será disseminada em outras regiões do Estado, como Joaçaba, Pinhalzinho, Rio do Sul, Indaial, Palhoça e Joinville.