Fabiano Sant’Ana, diretor Digital na Basf para a América do Sul. Foto: Divulgação.

Fabiano Sant’Ana, ex-chief digital officer da Saint-Gobain, assumiu o cargo de diretor Digital na Basf para a América do Sul.

Em nota, a Basf informa que o executivo será o encarregado de tocar a iniciativa Basf 4.0 por aqui envolvendo iniciativas de “digitalização” e “ampla integração e colaboração” com o ecossistema regional de empreendedorismo da região através das startups, coworkings, aceleradoras e incubadoras.

A gigante alemã de química não chega a dizer se Sant’Ana é o primeiro executivo a ocupar o cargo, mas é provável que sim: o projeto Basf 4.0 foi lançado pela companhia em 2015 e o processo de roll out e contratações de empresas desse porte toma seu tempo.

Assim como outros grandes conglomerados industriais, a Basf está fazendo um esforço em prol da chamada "transformação digital", visando encontrar novas oportunidades de negócio a partir da análise de grandes quantidades de dados geradas pelo seus produtos.

Em seu relatório anual de 2017, a companhia fala em mais aplicações de mobilidade para a sua força de trabalho, além de mais uso de dados na cadeia de suprimentos e digitalização na área de pesquisa e desenvolvimento.

O profissional tem uma carreira variada, mas que espelha o tipo de competências múltiplas necessárias para emplacar uma visão 4.0 do negócio da Basf.

O cargo de CDO, no qual um executivo de alto nível se dedica a gerenciar e explorar  os dados gerados pelas empresas (e de fora, em contextos de Big Data) é uma posição relativamente rara no Brasil, com talvez poucas de dezenas de profissionais exercendo esse tipo de papel. 

Além de ser CDO na Saint Gobain, Sant'Ana foi diretor de vendas sênior da Samsung SDS, divisão da gigante coreana focada no mercado corporativo em projetos de mobilidades, e líder de vendas dentro da SAP, a gigante alemã de software empresarial.

Sant'Ana também passou pela área de vendas da Invensys, uma empresa de automação industrial adquirida pela Schneider Electric por US$ 5,2 bilhões em 2013.