UCPel lançará processo seletivo em breve. Foto: Divulgação

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), no Rio Grande do Sul obteve a aprovação do Capes para oferecer o mestrado acadêmico em engenharia eletrônica e computação.

A previsão é disponibilizar 14 vagas para três linhas de pesquisas: Processamento de Sinais, Projeto de Circuitos Integrados e Computação Ubíqua.

O novo mestrado tem parceria com outras duas instituições de ensino, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação é o único nessa linha na região Sul e deverá caminhar junto com o momento de expansão na área de tecnologia.

"O mestrado preenche um espaço importante na área tecnológica, que demanda projetistas para atuação tanto no Sul quanto em todo o Brasil. O título abre uma maior perspectiva de qualificação tecnológica, científica e acadêmica", explica o coordenador do curso, professor Eduardo Antônio César da Costa.

Nas três linhas de pesquisa, o viés mais forte será para projetos voltados à área da saúde.

O corpo docente será composto por pesquisadores ligados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), trazendo sua experiência para a formação dos mestrandos e fomento de investigação científica na área.

As aulas serão realizadas nas quintas e sextas-feiras à noite e sábados pela manhã (eventualmente também à tarde). O formato do processo seletivo e a data de início das aulas deverão ser divulgados em breve.