Rogerio Dutra. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Qualitor, empresa porto-alegrense de softwares para gestão de atendimento e serviços compartilhados, adotou a solução da austríaca Ranorex para automação de teste de software, em projeto realizado pela Regency IT.

A solução foi implementada para ampliar a exatidão dos testes do Qualitor, envolvendo processos de planejamento, configuração e execução. O valor do projeto não foi divulgado.

De acordo com a Qualitor, com a o Ranorex, a empresa só precisa investir tempo no planejamento e configuração do teste, pois a partir daí a execução e repetições da mesma podem ser feitas em minutos.

“Um teste de software envolve processos que podem levar várias horas. Quando isso é feito manualmente, sempre existe a possibilidade de falha humana. Além disso, um mesmo tipo de teste terá de ser feito mais de uma vez", afirma Cláudio Cardozo, gerente de desenvolvimento do Qualitor.

O investimento na otimização de seus testes tem a ver com o plano do Qualitor em incrementar sua atuação em Business Process Management), trabalhando o software para além da TIC, ampliando e simplificando seu uso para gestão de processos de negócios.

“O Ranorex permite uma redução do tempo de construção e manutenção de testes automatizados em 60%, com investimento cerca de 5 vezes inferior aos concorrentes. O retorno sobre o investimento da solução é de apenas 3 meses”, detalha Rogério Dutra, CTO da Regency IT as a Service.

O Qualitor é um dos braços de atuação da Constat, holding que também congrega as empresas Constat Serviços e Constat Mobile, e conta com cerca de 250 clientes, em países como Brasil, Portugal, Angola, Uruguai e Zambia. A empresa não divulga seus valores de faturamento, mas a Constat tem uma receita geral na casa dos R$ 25 milhões ao ano.

Representante exclusiva da Ranorex para o Brasil e América Latina, a Regency IT as a Service destaca que contrato com o Qualitor faz parte da meta da consultoria em conquistar 10 clientes neste primeiro ano da parceria com a empresa austríaca.

O plano da Regency é incrementar a receita de produtos Ranorex em 30% com serviços de automação e treinamento utilizando o framework de automação de testes da fabricante europeia, nos formatos SaaS e GaaS, que envolve a adoção de melhores práticas e gestão do ciclo de vidas de aplicações.

A Ranorex atende cerca de 1,5 mil clientes em mais de 60 países, incluindo nomes como Yahoo!, Siemens, Philips, Bayer e Motorola, entre outros.