USINA

Unibras adota ERP da Cigam

29/04/2021 15:14

A empresa comprou uma fábrica de biocombustíveis parada há quase 10 anos.

A fábrica recebeu um investimento de R$ 60 milhões. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Unibras, que recentemente adquiriu uma fábrica piauiense especializada na produção de biocombustíveis parada há quase 10 anos, adotou o EPR da Cigam, fornecedora gaúcha de software de gestão empresarial.

Após readequar a estrutura da planta localizada em Floriano, cidade situada a 247 quilômetros de Teresina, a companhia procurou uma solução para apoiar as áreas de compras e de logística, além de agilizar o trabalho da área contábil.

As soluções da Cigam foram apresentadas à Unibras por um cliente e as telas e relatórios utilizados pela empresa imediatamente chamaram atenção dos administradores da usina para suportar a operação — desde compras de insumos a entregas programadas de combustível. 

Diariamente, a usina emite entre 10 e 15 notas, com cada caminhão de biodiesel saindo para entrega com três notas fiscais. Anteriormente, o processo para cada carregamento levava cerca de uma hora e, hoje, é possível faturar uma nota em poucos minutos.

“Com isso, ganhamos mais produtividade. Enquanto outras empresas ‘penam’ para faturar 10 notas por dia, a gente faz isso muito rapidamente”, afirma Luiz Santos, supervisor contábil da usina.

Segundo a empresa, otimizar o fluxo de caixa era outra necessidade, especialmente no âmbito tributário. 

Nesse cenário, o módulo financeiro da plataforma teria automatizado as tarefas relacionadas ao controle de contas a pagar e a receber, além de aumentar a confiabilidade aos cálculos de impostos e tributos — reduzindo erros e evitando o retrabalho. 

Antes, a empresa demorava em torno de três dias para validar um Sped e, hoje, a tarefa é realizada em um terço do tempo anterior.

Outro gargalo, segundo o supervisor contábil, era a gestão dos fornecedores de matérias-primas, dos orçamentos ao recebimento dos insumos. 

Com a automação do processo, a Unibras afirma ter ganho mais força na hora de decidir com quem negociar e passado a ter total controle das ordens de compras.

“Quando identificamos o faturamento pelo fornecedor, conseguimos planejar a produção, pois, a partir da emissão da nota, sabemos que o caminhão já está rodando e podemos nos antecipar ao recebimento da mercadoria”, explica Santos.

O trabalho rodando em nuvem também reduziu custos com servidores e garantiu a estabilidade das soluções.

A partir deste projeto, a Cigam também foi escolhida para ser a solução da nova fábrica de biodiesel da Unibras, que está sendo construída em Santo Antônio do Tauá, no Pará.

Instalada numa área de 10 hectares, a fábrica comprada no Piauí recebeu um investimento de R$ 60 milhões para modernização e readequação. A estrutura tem capacidade para produzir 300 mil litros de biodiesel por dia e cerca de 90 milhões de litros por ano.

Hoje, a manufatura conta com 86 funcionários e gera cerca de 300 empregos indiretos, o que inclui produtores de matérias-primas locais, especialmente óleo de soja e óleo algodão, necessárias para a fabricação de biodiesel.

No mercado de software de gestão empresarial desde 1986, a Cigam possui uma das maiores bases instaladas de ERP do Brasil, sendo a primeira na região Sul do país e a quinta no território nacional. 

Além do ERP, a empresa oferece soluções em CRM, BI, RH, PDV e mobile. Atualmente, conta com mais de 5 mil clientes e 800 profissionais, mantendo uma taxa de fidelidade de 99,98%.

Veja também

PEDALADA
Google troca Oracle por SAP

Gigante migra para o software financeiro do S/4 Hana, rodando na sua nuvem.

QUEM NUNCA
Microsoft usa ERP da SAP

Mas tudo bem, porque a SAP usa gerenciamento de workflow da ServiceNow.

ERP
Totvs faz renovação no Datasul

Sistema de gestão está sendo modernizado em trabalho conjunto com os clientes.

CONTROLE
Eurofarma cria portal de despesas

Sistema foi desenvolvido pela Viceri e funciona integrado ao ERP da SAP.

UPGRADE
Duratex faz migração para S/4 Hana

Projeto entregue pela Cognizant é justamente o tipo que a SAP está correndo atrás no momento.

NUVENS
Mercado Livre roda ERP da SAP no Google Cloud

Gigante de e-commerce até agora só havia divulgado uso da concorrente AWS.

ADEUS
Relembre 2020, se você é corajoso o bastante

A retrospectiva de um ano que não será esquecido: coronavírus, novo normal, ransomware, grandes negócios e mais.

DADOS
Cassems integra três ERPs com Magic

Fluxo entre MV, Benner e Senior ficou facilitado com a plataforma de integração.

ESTOQUES
MRO Logistics adota ERP da IFS

Projeto deve ser concluído até o final de 2021. Meta da MRO é duplicar até 2023.

LOGÍSTICA
Localfrio implanta S/4 Hana

Projeto foi entregue pela Engine em sete meses e contempla 10 integrações.