Tamanho da fonte: -A+A

O projeto de Cidades Digitais teve 262 prefeituras inscritas, informa o ministério das Comunicações, que destina um orçamento de R$ 40 milhões ao programa.

É um número considerado pequeno, já que estima-se que metade dos 5.565 municípios brasileiros se enquadrem num dos critérios básicos de participação: ter até 50 mil habitantes;

Serão selecionadas 80 cidades. A lista deve ser divulgada em 24 de julho.

Os escolhidos receberão infraestrutura de rede e aplicativos para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação.

Além disso, os servidores públicos do município serão capacitados para operar as ferramentas. Também está prevista a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação.

Segundo o governo, o edital vai atender pelo menos uma cidade de cada estado.

Entre os critérios de preferência para a escolha dos municípios estão, além do limite de 50 mil habitantes, cidades das regiões Norte e Nordeste, municípios com menor densidade domiciliar de acesso à banda larga e cidades com menor Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que mede o desenvolvimento nas áreas de educação, saúde e emprego e renda.