Foto: flickr.com/neogridscm

A NeoGrid, empresa de Joinville especializada em soluções de SCM, renovou sua estrutura de backup, mudando de uma solução terceirizada para uma plataforma própria, baseada em equipamentos da HP, implantados pela catarinense Sercompe.

Apesar da sede catarinense, o maior escritório de vendas da Neogrid fica na Grande São Paulo, com hospedagem de operações de clientes no datacenter da Telefônica, onde a nova solução de backup reduziu de 13 para três horas o tempo de backup de um mesmo volume de dados.

Quem conta é Giovani Zamboni, Application Support Specialist da NeoGrid para América do Sul.

“Usamos a solução de backup terceirizada até o início de 2011, mas afetava nossa liberdade para definir custos e fazer a proteção dos dados”, afirma o especialista.

Para resolver o problema, a empresa adotou uma estrutura de backup em disco com o D2D4112 Backup System, software de desduplicação StoreOnce e o DataProtector, além da biblioteca de fita MSL4048, com encriptação e 60 cartuchos LTO- 5.

“O projeto ocorreu em dois meses e três meses após já notamos os resultados. Um deles, a possibilidade de fazer backup a cada 15 minutos, algo que não tínhamos antes”, comenta Zamboni.

Com presença em mais de 30 países, a NeoGrid afirma ter a liderança do mercado brasileiro de Supply & Demand Chain desde 2088, acumulando crescimento de 160% nos últimos quatro anos.

As soluções da empresa integram mais de 200 mil companhias em cinco continentes, em uma malha de clientes que abriga 10 das 10 maiores redes varejistas do mundo, além de 23 das 100 marcas mais valiosas segundo a Interbrand (2011).