Estande do CPqD no último CIAB.

A gaúcha Kenta Informática, especializada em gestão eletrônica de documentos e paranaense Conviso, focada em gestão de risco, são as duas representantes do Sul entre as 24 empresas escolhidas para participar do Espaço Inovação Ciab Febraban 2013.

O estande de 300 metros quadrados é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia de Software e Serviços (ITS) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e se propõe apresentar tecnologias inovadoras de pequenas empresas na maior feira do setor bancário do Brasil.

São Paulo é o estado que mais se fará representado, com 63% do total das selecionadas, seguido de Rio de Janeiro (17%), Minas Gerais (8%), Rio Grande do Sul, Paraná e Alagoas.

Analisando as empresas por segmento de aplicação da solução inovadora que desenvolveram, 25% são direcionadas à Segurança; 21%, à Gestão de Riscos; 17%, à internet; e 13% a Relacionamento com Clientes. As demais atuam em Gestão Financeira, Gestão Eletrônica de Documentos e Gestão de Infraestrutura.

Dos participantes, quase todos (23) já passaram da fase de incubadoras, mas 16 participarão pela primeira vez do evento, que acontece de 12 a 14 de junho, no Transamérica Expo Center em São Paulo.

A participação do Sul está em linha com as edições anteriores. Em 2012 participou apenas a paranaense BPNC.

O número foi um pouco maior em 2011, quando vieram Smartcon Consultoria (RS), Certimarca Soluções Tecnológicas (SC) e GHS Informática (PR), o mesmo número de 2010.

As empresas selecionadas, entre 43 inscritas, são Agrometrika, Bougue, Carius, Clavis BBR, Conviso, DClick, e-Safer, Finaud, GC Sistemas, GMC Software Tecnologia, Hand Talk, Infotask, IT Quality, Kenta, Krytpus, LCM Tecnologia, Mercado Real, MG Systems, Orion TI, RFideas, SCA Systema, Simply Sistemas, Uplexis e VoxAge.

“O Espaço Inovação tem atraído propostas muito interessantes. Este ano houve uma clara elevação do nível de qualidade das propostas apresentadas, o que tornou o processo de seleção ainda mais gratificante”, revela Cláudio Violato, vice-presidente de Tecnologia do CPqD e um dos responsáveis pela escolha.