Novos totens da SITA no Galeão. Foto: divulgação.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (também conhecido como Galeão), no Rio de Janeiro, receberá cinco unidade dos mais recentes modelos de totem de check-in automatizado da SITA.

O Galeão será o primeiro aeroporto da América Latina a operar o mais recente modelo de totem, que integra os sistemas de diversas companhias aéreas. Localizados na área de embarque do terminal 2, três aparelhos já estão disponíveis para uso dos passageiros.

A expectativa é que a instalação completa aconteça até o final do mês. O investimento total da concessionária no projeto, que também envolve a renovação de equipamentos dos postos fixos de check-in das companhias aéreas, é de cerca de 15 milhões de dólares até 2019.

Segundo a SITA, empresa criada e gerenciada por um grupo de onze companhias aéreas mundiais, os novos totens beneficiarão os passageiros, proporcionando mais rapidez e agilidade na confirmação e impressão dos cartões de embarque.

"Este novo modelo de totem proporciona um aumento de 25% na velocidade de processamento de passageiros em relação aos antigos modelos, diminuindo as filas nos postos de check-in das companhias aéreas e facilitando o embarque", afirmou a empresa em nota.

Para Mauro Pontes, VP da SITA Brasil, os novos totens apontam um caminho de inovação para os aeroportos brasileiros, com o aumento gradual de serviços de autoatendimento, uma prática já disseminada em aeroportos internacionais.

"Existe uma oportunidade ainda maior para que os aeroportos agilizem os processos, a fim de oferecer aos clientes um controle maior durante a experiência de viagem - desde o check-in até a passagem pela Imigração e recebimento da mala. Um exemplo disso é o aumento do uso de quiosques automatizados de controle de passaporte da SITA, instalados nos aeroportos internacionais de Los Angeles, Miami, Filadélfia e Boston, que reduziram os tempos de espera dos passageiros em até 40%”, afirma Pontes.