UPGRADE

Unisc amplia capacidade de rede com Extreme

29/05/2015 12:54

Universidade aumentou em 10 vezes a capacidade de fluxo de informações.

Unisc investe em rede da Extreme. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), município gaúcho a 150 quilômetros de Porto Alegre, investiu em soluções da Extreme Networks para ampliar a capacidade de sua rede, de olho no aumento de acessos simultâneos à sua rede.

A universidade trocou o switch core N7, com portas de 1 Gb pelo modelo Black Diamond X8 oferece até 768 portas de 10 Gb e 20 Tbps de capacidade, aumentando em 10 vezes a capacidade de fluxo de informações.

O projeto, de valor não revelado, foi realizado pela TechDec Informática, parceira da Extreme.

Além de atender com acesso Wi-Fi seus alunos e docentes, um contigente de mais 13 mil pessoas, a estrutura também servirá para dar suporte aos ambientes cloud da universidade.

A Unisc tem cinco campi, um hospital universitário e a modalidade de Ensino a Distância, todos atendidos pela mesma rede Enterasys (companhia adquirida pela Extreme Networks em 2013), projetada e instalada em 2000.

Segundo Hilton Dias, coordenador de informática da universidade, a instituição teve um alto crescimento na quantidade de acessos à rede sem fio nos últimos anos, com aumento médio de mil dispositivos móveis por ano.

"Chegamos a picos de 6,5 mil conexões simultâneas e com essa expansão, a infraestrutura estava sendo utilizada em níveis próximos de 90% da capacidade”, explicou o coordenador.

Com a mudança, a instituição utiliza atualmente menos de 5% da capacidade do equipamento.

De acordo com Leandro Fava, líder da equipe de infraestrutura de TI e comunicação, era preciso aumentar a capacidade e velocidade de tráfego para dar suporte à política de ampliação do acesso à rede por professores e alunos, principalmente como forma de estimular a pesquisa.

Além disso, a substituição visou atender integralmente à necessidade de implantação de protocolo para endereçar com IP público todos os dispositivos conectados na rede da universidade.

“Existe uma demanda crescente não só no número de usuários e dispositivos, mas também de conteúdo, que exige uma disponibilidade cada vez maior da rede. Hoje estamos preparados para absorver com folga um crescimento para os próximos sete anos”, finaliza Fava.

Veja também

COMUNICAÇÃO
Unisc reduz custos usando SMS Zenvia

Ferramenta possibilitou à instituição segmentar mensagens de acordo com interesse do aluno.

UNIVERSIDADE
UFAL: R$ 9 milhões em infraestrutura de rede

A instituição substituiu a rede antiga por um projeto da Extreme Networks.

ENSINO
UCS adota CRM da SalesForce

Implantação na universidade começa em julho e o sistema deve estar operacional em agosto.

GRADUAÇÃO
PUC-RS: agência de software para alunos

Os alunos do novo curso de Engenharia de Software da PUC-RS irão a atuar na agência.

FORTI
Universidades colaboram em TI

ForTI, que une 15 instituições de ensino gaúchas, quer repetir em maior escala o bem sucedido modelo de negociação de um contrato feito com a Adobe no ano passado.

EVENTIALS
Locaweb abrirá centro de P&D em Blumenau

Filial terá capacidade inicial para cerca de 15 funcionários.

LEARNING SERVICES
Telefônica de olho na educação

No Brasil há pouco mais de um ano, a TLS oferece pacotes integrados de ensino e treinamento.