Rainhas da Festa das Flores de Joinville 2017 ficaram orgulhosas. Foto: Divulgação.

A cidade de Joinville foi considerada a melhor da América do Sul no ranking “Top 10 Mid-sized American Cities Of The Future 2017/18”.

O estudo, feito pela fDi Intelligence, uma divisão de pesquisa do prestigiado jornal inglês Financial Times, analisa as cidades de médio porte com melhores estratégias para atração de investimentos estrangeiros.

A lista das Américas conta com Joinville na 5ª posição, atrás de locais da América do Norte e Central.

O estudo analisou 75 localidades de médio porte - que inclui cidades com população entre 350 e 750 mil pessoas.

O ranking completo é formado por Hamilton (Canadá), no primeiro lugar, seguida por Brampton (Canadá), San Salvador (El Savador), Quebec (Canadá) e Joinville. Na 6ª posção aparece London (Canadá), seguida por Mississauga (Canadá), Pereira (Colômbia), New Orleans (EUA) e Colorado (EUA).

A cidade de Joinville se inscreveu na pesquisa com o projeto Join.Valle, lançado em março de 2016. Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Joinville (Side), o programa propõe uma nova gestão do espaço urbano dentro do conceito de Cidades Inteligentes e Humanas (Human Smart Cities).

O Join.Valle quer estimular a diversificação da matriz produtiva e de serviços voltados à inovação e ao desenvolvimento tecnológico. 

Para atingir as metas, o projeto visa à atração de empresas de base criativa, fomento à rentabilidade do patrimônio público e estímulo à geração de emprego e renda de alto valor agregado. 

O estudo de “American Cities Of The Future 2017/18” também listou as melhores cidades de grande e pequeno porte.

Na lista de grandes metrópoles, São Paulo é a única representante do Brasil e aparece na 8ª posição.

 

Veja a lista completa:

1. Chicago (EUA)

2. New York (EUA)

3. Montreal (Canadá)

4. Los Angeles (EUA)

5. Miami (EUA)

6. Bogotá (Colômbia)

7. Cali (Colômbia)

8. São Paulo (Brasil)

9. Medellín (Colômbia)

10. San Antonio (EUA)