TI modernizada com Oracle e Advanced. Foto: divulgação

O Centro Clínico Gaúcho, operadora de planos de saúde que, segundo dados próprios, é a maior de seu setor com matriz no Rio Grande do Sul, fechou contrato com a porto-alegrense Advanced IT para modernização de seu ambiente computacional, com base em soluções Oracle.

O projeto teve duração de três meses e foi concluído na metade de março, com adoção do Oracle Database Standard Edition 11g, Oracle RAC 11g R2 e Oracle Grid Control no sistema operacional do Centro Clínico.

O contrato inclui, ainda, consultoria em administração de banco de dados (DBA).

“Contamos, agora, com alta disponibilidade nos bancos de dados, o que possibilita maior suporte a sistemas críticos, como o New Clinical, MV, PCMSO e Datasys”, explica Rogério Cunha, gerente de TI da operadora de saúde gaúcha.

O Centro conta com dois servidores que trabalham de forma balanceada, e, segundo Cunha, a disponibilidade agora é tanta que, em momentos de pico, o servidor é usado em 40% da totalidade de processamento.

O software Real Application Clusters permite que um conjunto de dois ou mais servidores possam executar o banco de dados Oracle de forma simultânea, como se fosse um único servidor, o que garante continuidade de processamento a aplicações de missões críticas.

Escalabilidade e balanceamento de carga são outros ganhos.

Já o Oracle Grid Control permite a administração de vários bancos de dados simultaneamente.

“O RAC foi instalado em dois servidores, o Grid Control em um, e um quarto servidor foi usado para homologação do novo ambiente”, explica o gerente de TI. “Agora, temos quatro ambientes: o de desenvolvimento, de projetos, de homologação e de produção”, finaliza.

Criado em 1991, em Canoas, o Centro Clínico Gaúcho atua em serviços de assistência médica ambulatorial, hospitalar e odontológica, contando com unidades de atendimento em nove cidades gaúchas.

A equipe soma dois mil colaboradores, e a atenção à TI é constante: em março deste ano, a operadora gaúcha também anunciou a adoção do Soul MV, da MV Sistemas, para gerir 28 ambulatórios.

O software amplia o controle de procedimentos realizados e do uso de medicamentos e materiais nas instalações, além de fornecer dados para a área administrativa e reduzir o uso de papel.

No Centro Clínico, o Soul MV é utilizado em cerca de 500 estações de trabalho, por mais de 1 mil funcionários.

Já no novo projeto de modernização de ambiente computacional, a instituição engorda a carteira de clientes da Advanced IT na área de saúde.

A companhia atende a nomes como Instituto de Cardiologia e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), aos quais também atendeu em projetos Oracle.

A área de Infraestrutura da Advanced IT é responsável pela gestão de 35Tb de dados em mais de 200 bancos de dados Oracle, SQL Server e Sybase em seus clientes – o equivalente a uma biblioteca de 21,9 milhões de volumes, aproximadamente, segundo avaliação da companhia.

A equipe já realizou mais de 60 implantações de Oracle RAC em todo o território nacional.

A empresa encerrou 2010, último exercício divulgado, com faturamento de R$ 11 milhões, aumento de 20% sobre 2009.