Tivit tem novo contrato com a AES Brasil. Foto: divulgação.

A Tivit, empresa nacional de serviços integrados de TI, renovou e ampliou seu contrato de gestão de infraestrutura com a AES Brasil, concessionária de energia elétrica para cerca de oito milhões de clientes nas regiões Sul e Sudeste.

De valor não divulgado, o novo contrato de seis anos prevê a migração para uma nova nuvem e também uma atualização de todo parque tecnológico, visando aprimorar a qualidade dos serviços já prestados.

A AES Brasil começa o projeto com a implementação de uma nuvem privada, com foco em alta disponibilidade de serviços e continuidade de suas aplicações de missão crítica. Esta implantação será concluída até julho de 2015.

A segunda frente de atuação do projeto consiste na modernização do sistema de gestão empresarial (ERP) do grupo e do Customer Care Service (CCS), que é o 5º maior do mundo no setor de utilities.

Toda a operação será realizada por meio do Centro de Excelência SAP da Tivit, especializado na metodologia Run SAP e que conta com cerca de 700 profissionais capacitados.

Segundo Carlos Gazaffi, vice-presidente de Gestão de Tecnologia da Tivit, a estrutura garante a expertise necessária para atender projetos de alta complexidade, como é o caso da AES.

"Um dos nossos diferenciais é a sólida experiência na gestão de ambientes de missão crítica e também a possibilidade de oferecer nuvens privadas, construindo assim ambientes híbridos que garantem a robustez e a flexibilidade que o negócio de uma empresa como a AES exige", avalia.

Para Antonio Narvaez, diretor de TI da AES Brasil, a renovação tecnológica aumentará a robustez e automação do ambiente da companhia, aumentando a disponibilidade e nível de performance.

"Tanto o ambiente SAP CCS quando outros sistemas críticos não SAP, têm para o grupo AES Brasil papel crucial na prestação dos serviços para seus clientes, realizando a emissão mensal das faturas dos consumidores com a coleta de dados e o processamento das informações nos datacenters da Tivit", completou Narvaez.

À parte das novas implementações, a Tivit gerencia operações de missão crítica da AES Brasil como serviços de suporte aos usuários internos de TI, faturamento, clientes residenciais, comerciais e canais como chat, voz e mensagens de texto, com serviços de agendamento de reparos, reestabelecimento de energia, ombudsman, entre outros. Todos os meses, são suportados mais de 600 mil incidentes.

Com foco em gestão de infraestrutura de TI, gestão de aplicações e BPO, a Tivit possui operações em sete países da América Latina, atendendo cerca de 3,5 mil clientes em segmentos como financeiro, indústria, serviços públicos, entre outros.

Para 2015, a expectativa da companhia é manter o ritmo de crescimento neste ano e atingir um faturamento de R$ 2,5 bilhões, um aumento de cerca de 20% sobre 2014, em que contabilizou R$ 2 bilhões.