A MAC, construtora e incorporadorasde São Paulo, implementou o sistema SAP VIM. Foto: Divulgação.

A MAC, uma das maiores construtoras e incorporadoras de São Paulo, implementou o sistema SAP Invoice Management by OpenText (VIM), para automação dos processos de recebimento fiscal e contas a pagar. O projeto foi desenvolvido com apoio da Stratesys.

Segundo Ricardo Mazzo, gerente de TI da MAC, a adoção do sistema tem como objetivo otimizar estes processos e permitir maior agilidade no processamento dos documentos para pagamento.

“Decidimos dar este passo inicial na direção de ter uma empresa sem papel, em direção ao futuro, que aponta para a transformação digital dos negócios, inclusive no segmento de engenharia e construção”, reforça o executivo.

Anteriormente, a MAC havia realizado, em parceria com a Essence, a implementação do SAP ECC 6.0. O software é focado no planejamento de recursos corporativos.

Com o VIM, a expectativa da companhia é reduzir o tempo médio de processamento das faturas recebidas pela empresa de alguns dias para apenas algumas horas.

Segundo Mazzo, o sistema entrou em implementação no início deste ano e está operando em toda a empresa.

Antes da adoção deste sistema da SAP/OpenText, a MAC tinha um processo manual para recebimento e tratamento das faturas, com grande circulação de documentos em papel pela empresa. 

Os documentos recebidos nas obras, por exemplo, eram enviados em papel diariamente ao escritório central, cadastrados no ERP da empresa, e circulavam para as verificações e aprovações, até sua liberação para pagamento.

“O processo manual consumia muito tempo, com risco de extravios de documentos, erros de digitação, duplicidades, entre outras coisas, além de exigir que o papel circulasse pela empresa, passando por todas as instâncias de aprovação”, relata Mazzo.

Segundo pesquisa divulgada pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), o setor imobiliário apresentou em 2015 queda de 50% em relação ao ano anterior, bem como uma redução de quase 40% em novos empreendimentos lançados.

Os principais fatores para esta queda foram o aumento das taxas de juros e a dificuldade de liberação do crédito imobiliário. Diante desse cenário, as incorporadoras estão buscando opções para otimizar os seus custos.

“O sistema reduz significativamente a necessidade de recursos neste processo, e permite uma grande visibilidade dos pagamentos, melhorando muito o relacionamento com os fornecedores. Todas as áreas envolvidas com a solução já foram capacitadas, e estão muito otimistas com os resultados obtidos”, continua Mazzo.

Fundada em 1981, a MAC conta com 75 empreendimentos lançados e mais de 12,5 mil unidades entregues.

A Stratesys, multinacional espanhola especializada em SAP, fechou o ano de 2015, com um faturamento de € 38 milhões, um crescimento de 17% com relação ao ano anterior. Ao todo, o faturamento fora da Espanha representa 15% do valor total. 

Além do Brasil, a empresa está também em Portugal, Estados Unidos, México, Colômbia e China. A meta para 2016 é crescer 10%, para € 42 milhões de faturamento, e chegar a 750 profissionais.