Assinatura digital agiliza processos. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A SoftwareONE, integradora mundial de TI, está usando o software de assinatura eletrônica Adobe Sign para agilizar os processos envolvendo seus 300 colaboradores no Brasil.

A ferramenta foi inicialmente adotada no comercial, passando depois para a área de recursos humanos, departamentos jurídico e de TI e finalmente o marketing da empresa. 

Com a tecnologia, a empresa eliminou a necessidade de fazer a impressão, assinatura, digitalização e envio por e-mail, o que tomava tempo nos processos, que chegaram a ser agilizados em 80%. A estimativa é de 10 mil utilização da ferramenta em 2021. 

Para assinar qualquer documento o usuário precisa apenas de um navegador e de conexão com a internet, não é necessário baixar aplicativos ou ser assinante da plataforma. 

A implementação tomou apenas uma semana e, posteriormente, mais um mês para a criação de templates, capacitação dos usuários e suporte. 

Ao todo, são 73 usuários que disparam documentos para serem assinados e mais de 280 profissionais já assinaram algum documento por meio da solução – que pode ser realizado inclusive através de um smartphone, além dos clientes da empresa.

A próxima fase agora é ampliar o uso para as demais operações da SoftwareONE na América Latina, além de fazer uma integração com a solução de gerenciamento de relacionamento com os clientes da SoftwareONE.

“Todos os contratos, aditivos e documentos agora são disparados pela ferramenta Adobe e ainda temos descoberto novas maneiras de ganhar ainda mais agilidade com a plataforma”, afirma Fábio Jacob, Diretor de Alianças Estratégicas para América Latina.

Com sede na Suíça, a SoftwareONE conta com cerca de 7,7 mil especialistas em tecnologia localizados em 90 países, além de mais de 65 mil clientes, para os quais oferece soluções de 7,5 mil fabricantes diferentes.

No Brasil desde 1985, a companhia tem escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Curitiba e Rio de Janeiro.