FUTEBOL

São Paulo FC cria centro de inovação

29/06/2022 17:07

Ideia é criar projetos para o clube e mercado dentro do estádio do Morumbi.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O São Paulo Futebol Clube (SPFC) anunciou a criação do Inova.São, um centro de inovação aberta que ficará localizado dentro do estádio do Morumbi, sede oficial do time.

De acordo com o portal Startups, a expectativa é criar projetos que modernizem a gestão e os negócios do clube, mas que também possam ser comercializados fora,  e gerar cerca de R$ 6 milhões em investimentos até 2025.

Segundo Eduardo Alfano, diretor de inovação do clube, o SPFC não irá "colocar a mão no bolso", mas irá ceder o espaço físico para a instalação do centro e dados de seu ecossistema para a criação dos projetos.

O hub ficará em um coworking de 300 m² dentro da área Concept Hall, no anel inferior do estádio, com vista para o gramado.

O objetivo é atrair empresas e startups envolvidas com esporte, profissionais de universidades, especialistas, torcedores e investidores.

Até o momento, o Inova.São já conta com a Deboo, empresa que entrega projetos e soluções full stack em Web 3.0; a Sportheca, uma fábrica de startups que constrói negócios por meio de tecnologia e análise de dados para o mercado esportivo; e a PH3A, que projeta e constrói sistemas de informação direcionados a apoiar a gestão de empresas.

Além disso, a primeira instituição de ensino a fazer parte do centro é a Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP), junto com a IDBrasil, organização responsável pela gestão do Museu do Futebol.

Fundado em 1930, o São Paulo Futebol Clube já conquistou três títulos mundiais, três Copas Libertadores, uma Copa Sul-Americana, seis Campeonatos Brasileiros e 22 Campeonatos Paulistas. 

Atualmente, o time é treinado por Rogério Ceni e está em oitavo lugar na tabela do Brasileirão. Entre seus patrocinadores, estão Sportsbet, Adidas e Bitso.

Veja também

FUTURO
Região Sul lidera em inovação

RS, SC e PR estão na ponta. Veja os motivos.

CARREIRA
Banco BV tem novo diretor de inovação e dados

Ricardo Sanfelice é ex-CMO e CDO do Banco Bari.

CARREIRA
Anitta vira sócia de foodtech

Cantora vai se envolver em projetos de inovação e marketing da Fazenda Futuro.

E-COMMERCE
Vtex demite quase 200

Nova baixa no mundo dos unicórnios equivale a mais de 10% do quadro de funcionários.

GESTÃO
Benner cria programa de inovação

Projeto é voltado ao público interno e à busca de startups.

FLORIANÓPOLIS
JBS terá centro de inovação no Sapiens Parque

Projeto prevê investimento de US$ 60 milhões nos próximos quatro anos.