Foad Shaikhzadeh. Foto: divulgação.

A Furukawa anunciou globalmente nesta segunda-feira, 29, a construção de uma nova fábrica de cabos ópticos na América Latina, a ser construída na Colômbia, com um investimento de US$ 5 milhões nos próximos 3 anos.

A unidade ficará na cidade de Palmira, Zona Franca del Pacifico, e será a primeira a ser instalada na Região Andina. As obras de construção civil começam em agosto e o início da produção está marcado para fevereiro de 2014.

Segundo destacou a fabricantes de cabos, a decisão pela Colômbia se deu por sua localização estratégica, facilitando a logística das operações de importação de matérias-primas e exportação de produtos acabados para os países localizados na orla do Pacífico.

"Esta planta será o centro de produção e distribuição para a região andina e América Central”, informa Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa na América Latina e Vice-presidente global da Furukawa Electric.

De acordo com a empresa, a nova planta de cabos ópticos gerará, em um primeiro momento, cerca de 25 empregos diretos e mais de 200 indiretos em toda a cadeia de abastecimento – construção civil, logística, transporte e alimentos.

Para a nova fase, executivos e técnicos colombianos serão contratados e serão capacitados na unidade na unidade industrial e matriz da Furukawa no Brasil, que fica em Curitiba.

A empresa já atua há cinco anos no mercado colombiano, com equipe própria, comercializando cabeamento estruturado através do seu Canal de Distribuição e Instalação.

Com a nova unidade, a empresa investe pesado em sua expansão na América Latina, onde já tem fábrica na Argentina. No Brasil, além da matriz no Paraná, a empresa tem uma planta em São Paulo.