A Kley Hertz Farmacêutica acaba de renovar o contrato com a Sonda. Foto: Divulgação.

A Kley Hertz Farmacêutica acaba de renovar o contrato com a Sonda para terceirização do AMS (Application Management Support) do ERP SAP. A companhia ampliou o serviço também para as ferramentas de inteligência BO (Business Objects) e BW (Business Warehouse).

A Sonda foi responsável pela implementação do ERP na empresa em 2005.

"Por não dominarmos as ferramentas de inteligência entendemos que a Sonda, como uma parceira especializada, está apta para nos apoiar nesta demanda", explica o gerente de controladoria e finanças, Moisés Motta Pereira.

Ele relata que a integradora tornou o BO e o BW disponíveis para a área comercial, agilizando a tomada de decisões e eliminando o uso de controles paralelos, como o Excel.

Ao longo do contrato, a Sonda trabalhou em projetos como a parametrização para atender à regulamentação do adicional de ICMS destinado ao Fundo de Combate à Pobreza. 

A integradora também realizou a implantação do processo de cobrança automática, no qual os clientes passaram a receber um e-mail alertando sobre o vencimento da duplicata. Caso o título esteja vencido há mais de três dias, o sistema dispara um e-mail para o cliente verificar o débito e evitar o protesto do título.

"Temos atualmente 18 mil clientes ativos e visitamos mais de 35 mil farmácias por mês e este processo de cobrança automática reduziu o custo em ligações e liberou a área financeira para outras atividades. Utilizamos o suporte AMS para demandas como esta, que são consideradas de maior complexidade e envolvem melhorias no processo e, por isso, exigem o nível de conhecimento dos consultores da Sonda", revela Pereira.

A indústria farmacêutica tem mais de 70 anos de atuação no mercado brasileiro. A empresa possui uma unidade industrial em Porto Alegre para a produção de medicamentos, cosméticos e alimentos. A companhia ainda conta com três centros de distribuição, em Cotia (SP), Contagem (MG) e Porto Alegre (RS). 

Por meio da rede de distribuidores e representantes, está presentes em mais de 55 mil pontos de venda em todo Brasil.

Fundada no Chile em 1974, a Sonda atua no Brasil desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais, a organização opera através de quatro divisões de negócios: serviços de TI, SAP, plataformas e aplicativos.