Daer administra 7 mil quilômetros de rodovias estaduais. Foto: Daer.

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem  do Rio Grande do Sul (Daer), que administra 7 mil quilômetros de rodovias estaduais, implantou neste mês o rastreamento dos veículos utilizados pela autarquia. A operação, iniciada em 40 veículos locados, possibilita informar em tempo real, dados como rota, localização e a velocidade praticada nos deslocamentos, além do tempo ocioso, entre outros serviços. 

A diretoria, através da Superintendência de Apoio Administrativo e Operacional (SAO), busca a ampliação do sistema. 

A expectativa é que, até o final deste ano, a operação alcance também veículos próprios do departamento, além dos locados, totalizando 124 unidades dotadas com esse sistema. 

A Central de Veículos do Daer, implantada pela SAO em 2013, além de monitorar o rastreamento, controla os veículos da sede (próprios e locados), acompanha todos os deslocamentos e gerencia o consumo e o abastecimento da frota através de cartões eletrônicos. 

Ela ainda tem a incumbência de distribuir os veículos para as 17 superintendências regionais da autarquia, presentes em todas as regiões do estado. 

A instalação de equipamentos de gestão de frota nos veículos em atividade integra uma nova política do Departamento de Transportes do Estado (DTERS), que objetiva o uso racional da frota, gerando a economia dos recursos públicos.