Primeira edição do treinamento inicia em novembro. Foto: divulgação

A GS1 Brasil e o Centro de Excelência em RFID (RFID CoE) lançaram a Certificação Profissional RFID, destinada a comprovar os conhecimentos profissionais no campo da identificação por radiofrequência.

O objetivo é atestar a mão de obra especializada, oferecendo uma garantia para os especialistas na área e também para as empresas.

As aulas serão realizadas de 25 a 27 de novembro, no RFID CoE (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, Km 11, em Sorocaba), e o exame de certificação está marcado para o dia 29 de novembro, na sede da GS1 Brasil (Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017 – 14º andar, em São Paulo).

O treinamento é formado por 11 temas, entre eles padrões EPC global, etiquetas e interface usuário/leitor (middleware). Para realizar o exame e participar do processo de certificação pela primeira vez, os pré-requisitos são os cursos RFID Implementation e RFID Middleware, ambos oferecidos pelo RFID CoE.

Outra alternativa é o profissional ter pelo menos dois anos de experiência em RFID, trabalhando com conceitos avançados da tecnologia.

As aulas presenciais têm o objetivo de preparar o candidato para o exame de certificação, no qual precisa obter uma pontuação mínima de 70% em cada um dos domínios.

A prova contém 80 questões de múltipla escolha, em português. A comprovação vale por um período de três anos e, ao término, uma nova certificação deve ser obtida pelo profissional. Nesta ocasião, o participante pode optar por refazer o curso, para sua atualização, ou somente o exame.

Esta é a primeira vez que o Brasil conta com certificação em RFID. As aulas serão ministradas por Renata Rampim e Wilson Cruz.

Renata é doutoranda em RFID em ambientes hostis pela Unicamp, com estágio no Instituto Polytechnique de Grenoble, França, e mestre em Engenharia Elétrica e Computação pela Unicamp.

Cruz é assessor sênior de Inovação e Alianças Estratégicas na GS1 Brasil. É graduado em Engenharia Elétrica com habilitação em Eletrônica pela universidade Mackenzie. Tem experiência de 15 anos em automação da cadeia de suprimentos, assessora o governo e as empresas brasileiras a inovar com a implentação do RFID.

Informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail education@rfid-coe.com.