Treinamentos com realidade virtual são mais interessantes. Foto: Pexels.
A 3M do Brasil está treinando funcionários da sua área de manutenção de máquinas com uso de tecnologia de realidade virtual da SafeLive, uma startup do grupo Construtivo.
Os funcionários estão usando óculos de realidade virtual da HTC e Acer, combinados com a solução da SafeLive, o que permite um melhor aprendizado de processos como limpeza, lubrificação e troca de peças.
No processo presencial do treinamento, a prática era realizada em máquinas adaptadas e com partes de peças isoladas, ou seja, não refletia 100% a realidade, além de envolver problemas de deslocamentos.
“Enxergamos a possibilidade em realizar treinamentos para os colaboradores a qualquer momento, em turmas menores ou até mesmo individualmente, o que pode gerar melhores experiências de aprendizado e maior ganho de produtividade, além de evitar paradas de máquina e deslocamentos entre sites", pontua Carina Ramos, External Connections Developer da 3M do Brasil.
A próxima etapa do projeto desenvolvido pela startup será o conteúdo teórico em áudio e vídeo incluído no ambiente de realidade virtual, que substituirá apresentações hoje realizadas em Power Point.
A expectativa é alta: reduzir o tempo do treinamento de 1 hora para 20 minutos, ao mesmo tempo em que a retenção de conteúdo sobe de 20% na média para 80% devido à qualidade da experiência.