Foto: flickr.com/photos/ddacal

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do prêmio Inovadores com menos de 35 anos Brasil, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Voltado aos jovens líderes da nova geração do desenvolvimento tecnológico, a competição acontece por meio da revista MIT Technology Review em parceria com o BBVA, desde 1999. Pela primeira vez, os brasileiros podem participar.

Os candidatos têm até o dia 16 de janeiro de 2014 para se inscrever na competição por meio do site. Entre os temas estão: biotecnologia, energia, telecomunicações, nanotecnologia e internet.

Ao final do período de inscrição, um painel de juízes especializados em diversos campos científicos e tecnológicos avaliará os currículos dos candidatos, com critérios como criatividade, audácia, impacto, atualidade e capacidade de encontrar soluções aos problemas de hoje.

Os nomes dos 10 vencedores serão publicados em março e serão automaticamente nomeados para concorrer na edição global dos prêmios, celebrada todos os anos em Cambridge, nos Estados Unidos.

Todos eles farão parte da Comunidade de Inovadores com menos de 35 anos latino-americanos, uma comunidade que pretende liderar a transformação social e econômica nas próximas décadas.

A iniciativa já revelou nomes como Konstantin Novoselov (Prémio Nobel de Fisica), David Karp (Fundador do Tumblr), Sergey Brin (Fundador do Google) e Linus Torvald (desenvolvedor do Linux).