O ShopFácil.com conta com um canal de atendimento no Messenger a partir de um chatbot. Foto: Pexels.

O marketplace ShopFácil.com conta com um novo canal de atendimento a partir de um chatbot no Facebook Messenger. A ferramenta foi desenvolvida pela startup Smarters.

Com a solução, os usuários que enviam mensagens para o ShopFácil pelo Facebook têm acesso a um atendimento rápido que oferece os produtos desejados e promoções especiais.

O Chatbot é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial e processamento de linguagem natural para interagir com os consumidores em tempo real. No chat, os usuários contam com recomendação de ofertas baseadas em seu perfil, ferramenta de busca interativa de produtos e acompanhamento de entrega.

“Desde que se começou a interagir com computadores, sempre nós que tivemos que aprender suas linguagens e interfaces. Agora, com a revolução dos bots, eles é que estão aprendendo a interagir conosco em nossa linguagem”, explica Pietro Bujaldon, um dos fundadores da ​​Smarters.

Uma empresa da Organização Bradesco, o ShopFácil.com é um marketplace formado por parceiros de diversos segmentos do mercado, como eletrônicos, beleza, vestuário, viagens e supermercado.

“Acreditamos que esses robôs estarão envolvidos na próxima grande revolução da interação entre pessoas e marcas, e que será um canal importante para o e-commerce. A cada dia, o nosso robô aprende mais para melhorar o atendimento sobre dúvidas e facilitar as compras das pessoas”, afirma Carla Mita, superintendente do ShopFácil.com.

No Messenger, também poderão ser realizados pagamentos a partir da parceria com a Visa. 

“Nosso objetivo é ajudar emissores, credenciadoras e estabelecimentos comerciais a melhorar a experiência de pagamento de seus consumidores finais. Essa parceria com ShopFacil.com e com o Bradesco é mais um exemplo de como trabalhamos juntos para fortalecer, liderar e desenvolver a revolução dos meios de pagamento no Brasil”, explica Percival Jatobá, Vice-presidente de Produtos da Visa do Brasil.

Para o lançamento, o ShopFácil e a Visa prepararam uma ação promocional na qual os usuários que comprarem com cartão Visa pelo Chatbot no Facebook Messenger ganharão um vale de R$ 50 para a próxima compra no ShopFácil.com. A iniciativa vale para compras feitas até o final do ano.

A Smarters foi fundada em 2013 e tem sede em São Paulo. Antes de criar a empresa, Bujaldon foi gerente comercial de três empresas de tecnologia: Samsung SNS, Cipher e SuaPesquisa.com.br, na qual implantou o modelo SaaS de comercialização em 2007.

Bruno Navarro, co-fundador e  CEO da startup, também atuou como co-fundador e CEO da SiteBlaster de 2002 a 2008. A consultoria web desenvolveu o SuaPesquisa.com.br. Navarro também foi co-criador, CIO e sócio-investidor entre 2009 e 2011 do Caronetas.le.