Volmar Machado.

Volmar Machado, ex-superintendente de Infraestrutura e Operações de TI do Sicredi, acaba de ser promovido para o cargo de diretor executivo de Tecnologia da Informação do banco cooperativo sediado em Porto Alegre.

O novo CIO é um profissional de carreira do Sicredi, tendo entrado na empresa no começo dos anos 90 no cargo de analista de Sistemas, sendo promovido nos anos seguintes a gerente de Desenvolvimento de Sistemas e gerente de Processos Operacionais. 

Em 2012, foi promovido a superintendente de Segurança e Qualidade de Tecnologia da Informação e permaneceu até 2016, quando tornou-se superintendente de Infraestrutura e Operações de TI.

Machado substitui Paulino Rodrigues, que assumiu recentemente o cargo de special advisor na Accenture depois de ter liderado a TI por cinco anos. O Sicredi, aliás, tem um grande contrato de outsourcing com Accenture desde 2010.

Rodrigues era um profissional com um pé no financeiro, tendo tido uma passagem como CFO da indústria eletrônica gaúcha Teikon, além de Coca Cola e Midea Carrier. Ele também foi analista financeiro do próprio Sicredi.

Entre 2009 e 2012, a TI da empresa foi comandada por Denilson Mascarenhas, um ex-CIO do Ponto Frio e na época uma contratação por parte do Sicredi, que estava começando a despontar.

A diretoria executiva de Tecnologia da Informação do Sicredi é formada pelas superintendências de Arquitetura Corporativa, Infraestrutura e Operações de TI, Sistemas, Segurança e Transformação Digital.

O Sicredi está em alta. De acordo com o S&P Global Market Intelligence, que apresenta os 50 maiores bancos da América Latina, o banco cooperativo saltou dez posições no ranking entre 2016 e 2017, chegando ao 27º lugar,  ao registrar um aumento de ativos de US$ 13,26 bilhões para US$ 20,24 bilhões em 2016.

No último ano, apesar do cenário político-econômico, o Sicredi expandiu sua atuação nacional com a filiação da Central Sicredi Norte Nordeste, beneficiando 3,5 milhões de associados de 20 estados brasileiros.

O Sicredi está em 20 estados, com 1,5 mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.