Rafael Tobara, CTO da Sapore. Foto: divulgação.

A Sapore, multinacional brasileira de restaurantes corporativos, agilizou seu fluxo de notas fiscais fazendo uso da tecnologia de APIs com a startup LinkApi.

De acordo com a empresa de alimentação, as otimizações e integrações de sistemas representaram um ganho de 11 mil horas ao mês.

Antes do projeto, todas as NFs eram cadastradas manualmente. Com a nova solução, o fornecedor cadastra todos os seus produtos e os respectivos códigos que vêm na NF diretamente na base de dados da Sapore, por meio de uma API disponibilizada pela LinkApi, 

Assim, o processo tornou-se automático e o gerente do restaurante não tem mais o trabalho operacional de validar cada item de cada uma das notas.

Para se ter uma ideia do número de notas fiscais, são cerca de 1,3 milhões de refeições por dia em 1,3 mil unidades no Brasil.

As grandes compras para essas refeições normalmente são concentradas no time interno de suprimentos, mas os restaurantes também podem comprar de lojistas locais, como no caso de coffee-break ou produtos de hortifruti.

Todos esses pedidos são registrados no mesmo sistema e ficam sujeitos a aprovação.

De acordo com a Sapore, o grande volume de compras tornava o processo antigo muito propenso a erros, pois o cálculo do custo de cada refeição poderia não ser preciso e isso potencializava o risco de prejuízo.

Outro ponto destacado é que antes as notas fiscais não tinham necessariamente sua entrada no mesmo dia, agora elas são integradas automaticamente e o fornecedor também consegue visualizar as suas informações.

Os chamados no service desk da Sapore também diminuíram em 90%, pois boa parte deles eram relacionados a dúvidas no processo e na baixa do XML da nota fiscal, para realizar a conciliação. 

Com o processo automatizado, essas funções não são mais necessárias. 

Segundo a companhia, houveram chamados iniciais apenas para treinar sobre a nova ferramenta. Depois disso, a quantidade caiu. 

"Toda estratégia de transformação digital necessita de velocidade. A plataforma da LinkApi viabiliza o desenvolvimento rápido de APIs, garantindo que todos os produtos e plataformas sejam totalmente integrados, com escalabilidade, confiabilidade e agilidade", afirma Rafael Tobara, CTO da Sapore.

De acordo com um estudo realizado pela PwC em parceria com a Sensedia em 2018, 77% das médias e grandes empresas no Brasil utilizam APIs para otimizar os seus processos.

"Antes, as APIs eram focadas exclusivamente nas integrações de sistemas internos e externos. Hoje, esse tipo de tecnologia já é parte do modelo de negócios de muitos de nossos clientes, porque na prática, as APIs são uma interface de comunicação com o mercado”, explica Thiago Lima, CEO e fundador da LinkApi.

A LinkApi é uma startup paulistana fundada em 2017 que já atendeu nove países e afirma crescer, em média, 18% ao mês.

Sua plataforma possibilita que as empresas desenvolvam, monitorem e distribuam integrações de API’s. 

São mais de 100 clientes de diferentes segmentos, entre eles Samsung, Leroy Merlin, Wine.com e Contém 1g.

Vale lembrar que um dos investidores da startup é Daniel Mendez, fundador da Sapore.

Fundada em 1992 em Campinas, São Paulo, a Sapore é uma multinacional de refeições corporativas que atua no Brasil, México e Colômbia.

Com mais de 15 mil colaboradores, serve cerca de 1,3 milhão de refeições todos os meses no país. São mais de 1250 restaurantes que atendem mais de 900 empresas.