.png?w=730)
Claudio Ribeiro, CEO da 2W Ecobank (Foto: Divulgação)
A 2W Ecobank, paulistana especializada em geração e comercialização de energia solar e eólica, adotou o Business One, software de gestão para pequenas e médias empresas da SAP, em um projeto desenvolvido pela Alfa Sistemas, gold partner da multinacional alemã.
A implementação levou cinco meses para substituir o sistema legado da empresa. Além disso, contou com um upgrade do B1 para sua décima versão, com a integração de outras soluções para complementar a efetividade do ERP.
Segundo a empresa de energia, a decisão pela troca do sistema se deu perante o crescimento exponencial que tem experimentado, que passou a sobrecarregar o software utilizado anteriormente.
Com o tempo, o antigo sistema da 2W deixou de acompanhar o desenvolvimento dos negócios, desencadeando problemas de gestão nas operações, como por exemplo, dificuldades em fornecer dados precisos sobre os serviços e processos financeiros.
Diante desse cenário, a companhia passou a buscar por uma solução que atendesse suas necessidades com maior confiabilidade e transparência de atividades.
“À medida que a 2W Ecobank foi crescendo, precisávamos de um sistema robusto que nos ajudasse a conduzir as atividades sem gargalos. A solução da SAP foi a que nos passou maior confiança daquilo que buscávamos”, explica Maurício Orlandi, vice-presidente administrativo e financeiro da 2W.
De acordo com a empresa, os resultados foram a automatização do processo financeiro, controle e segregação das atividades, segurança e previsibilidade a longo prazo, padronização, maior confiança e redefinição da imputação de processos, de modo a garantir a produção de relatórios mais precisos que guiem tomadas de decisões mais assertivas.
A longo prazo, a expectativa é que, com o apoio do ERP, a paulistana triplique sua cartela de clientes.
No mercado desde 2007, a 2W Ecobank, antiga 2W Energia, conta com mais de 150 profissionais e mais de 800 agentes autônomos.
Seu portfólio é composto por mais de 3 mil clientes ativos que representam mais de 2GW de projetos de geração própria em parques solares e eólicos. Nos últimos dois anos, a empresa faturou R$ 2,8 bilhões.
Entre seus clientes, estão Bom Sucesso, Baldini, Bonna Vitta, Blue Skies e Big Amigão.
A SAP trouxe o B1 para o Brasil em 2005. Hoje, são 150 empresas trabalhando com implementação e 7,5 mil clientes no país, uma cifra respeitável em um universo de 70 mil clientes em todo o mundo.
Com 20 anos de atuação, a Alfa é um dos maiores parceiros de B1 da SAP no Brasil. A consultoria possui mais de 120 clientes no mundo e cerca de 160 funcionários. Seu portfólio conta com clientes do setor de energia, como BBCE, Boven, Esfera, entre outros.