Cobrança no Youtube pode aparecer ainda em 2013. Foto: reprodução.

Nada nessa vida é de graça para sempre. O Google, dono do Youtube, está analisando novas formas de rentabilizar o Youtube e os produtores de conteúdo para o site, entre eles uma forma de taxar as visualizações de vídeos.

Fontes relataram ao Dow Jones que a empresa de Mountain View está em tratativas com desenvolvedores e criadores de vídeos, para que se estabeleça um sistema para cobrar os espectadores, com ganhos para o site e os produtores.

Segundo estas fontes, a decisão do Google deve ser anunciada ainda este ano e, caso seja aprovada, a cobrança pode ter várias formas.

Um método seria cobrar os espectadores pela assinatura de determinados canais, seja por mensalidades ou um valor fixo de taxa de inscrição. Outra possibilidade é  que os usuários paguem por acesso antecipado aos vídeos.

Conforme apontam as fontes, com esta proposta de cobrança de vídeos, o Youtube pretende atrair produtores de conteúdo para TV a cabo para o site, entrando como uma força no mercade de IPTV (TV pela internet).