Telefonica adota solução da Amdocs. Foto: divulgação.

A Amdocs, fornecedora de soluções de experiência do cliente, foi escolhida pela Telefônica para um projeto de transformação de seu sistema de suporte ao negócio (BSS) no Brasil.

Pelo contrato, de valor não divulgado, o plano das companhias é proporcionar uma experiência multicanal integrada aos clientes quad-play da Vivo por meio das redes fixa (incluindo fibra), wireless (pré e pós-pago), internet (cabo e fibra) e TV (incluindo IPTV).

O projeto abrange a gestão de relacionamento com clientes, incluindo autoatendimento, gestão de ordem de serviço, catálogo mestre corporativo e gestão de receitas.

A Amdocs consolidará os múltiplos sistemas legados de terceiros da Vivo em uma única plataforma Amdocs BSS, com desenvolvimento e entrega de sistema, migração de dados e testes.

A empresa proverá ainda serviços de processos de negócios e gestão de mudança sob um contrato de manutenção e suporte de cinco anos de duração após a entrega.

O novo acordo amplia a estratégia de diferenciação da Telefônica, permitindo que todas as interações com os clientes sejam realizadas online e assegurando uma experiência consistente em cada canal, como já acontece em projetos semelhantes em que a Amdocs foi contratada pela Telefônica na Argentina, no Chile e no Peru.

“Com a modernização e a padronização do BSS da Telefônica, podemos nos beneficiar dos produtos líderes de mercado e das melhores práticas de processos de negócios da Amdocs para acelerar a transformação da Telefônica e reforçar a nossa posição de liderança no mercado brasileiro”, afirma Christiane Edington, CIO da Telefônica Vivo.

O acordo também vem no encalço da aquisição da GVT pela Telefônica, realizada em 2014 em uma negociação que chegou na casa dos R$ 22 bilhões, e que deve ampliar a oferta de multicanais da empresa no Brasil.

O acordo uniu o negócio brasileiro de telefonia móvel da Telefónica, a Vivo, à rede de banda larga da GVT, em um momento em que as empresas de telecomunicações buscam oferecer pacotes de celular e serviços de telefonia fixa, incluindo internet de banda larga e TV.